Você precisa ter um robô aspirador

Procurando uma maneira de manter sua casa limpa com o mínimo de trabalho? Um aspirador de robô é ideal para você.

Um dos trabalhos de limpeza mais tediosos é passar o aspirador de pó em toda a casa. Felizmente, várias empresas têm robôs aspiradores perfeitos que fazem todo o trabalho para você. Em vez de pegar seu aspirador grande para bagunças ocasionais ou até mesmo limpezas de toda a casa, diga ao robô para fazer isso. A automação é vital para manter sua casa limpa com o mínimo de trabalho de sua parte.

Aqui está o que você precisa saber sobre o robô aspirador.

Como funciona o robô aspirador?

A maioria dos robôs aspiradores consiste em uma ou duas escovas giratórias. Enfim, eles trabalham em conjunto para trazer detritos grandes e pequenos para o centro, onde o mecanismo de vácuo os suga para a lixeira do dispositivo.

Sujeira, pelos, comida, cabelo e tudo o mais que o aspirador coleta são armazenados em uma seção removível. Então, depois de preenchido, o proprietário normalmente terá que remover a bandeja e jogar tudo no lixo.

Os melhores aspiradores de robôs autônomos também incluem vários tipos de sensores. Sensores voltados para baixo são os mais comuns e ajudam o dispositivo a passar por uma saliência, como escadas. Por exemplo, modelos mais caros têm sensores na parte superior que podem mapear as salas à medida que são limpas.

Os robôs aspiradores básicos podem ser programados para funcionar usando os controles do próprio dispositivo. Entretanto, os modelos de última geração podem ser gerenciados, inclusive, por aplicativos de smartphone.

Não importa qual dispositivo você acabe adquirindo, pode ter certeza de que ele coletará detritos de toda a sua residência. Ou seja, como esses aspiradores podem ser programados para funcionar quando você não estiver em casa, retornar depois de um longo dia na rua e ter a casa limpa é sensacional!

Dica bônus do Blog da Le

Essas dicas simples de configuração, programação e manutenção ajudarão a fazer com que seu robô aspirador trabalhe para você – e não o contrário.

Faça um teste

Primeiramente, como o layout de cada casa é diferente, reserve um tempo para observar o vácuo do robô nas primeiras voltas. Isso permite que você veja como ele se orienta (e por baixo) em seus móveis e onde fica preso. Você terá então mais facilidade para configurar seu espaço para que ele possa operar facilmente e sem problemas.

Cabos e cortinas

É comum que a escova principal de um robô aspirador fique presa em cabos e cortinas longas, parando no meio do caminho. Então, para evitar que esses cenários aconteçam, certifique-se de limpar o chão de carregadores de telefone e outros fios e amarre as cortinas compridas antes de enviar seu robô para limpar.

Esta mesma regra se aplica a quaisquer pequenos objetos que podem ser facilmente sugados para o vácuo, como meias. Por exemplo, se você tem filhos e/ou animais de estimação, certifique-se de guardar os brinquedos e acessórios. Se você tiver um escritório doméstico, certifique-se de pegar todos os suprimentos soltos, como clipes de papel ou elásticos.

Atenção com os tapetes

Além dos fios, as borlas nas pontas dos tapetes são um desafio para muitos robôs aspiradores. Embora na maioria das vezes sejam capazes de se soltar, a escova principal tende a deixá-los com uma aparência amontoada ou mutilada. Então, para evitar que o aspirador fique preso nas borlas ou estrague completamente o seu tapete, coloque-os por baixo antes de iniciar a sessão de limpeza.

Quanto aos tapetes felpudos grossos, é melhor removê-los completamente do chão, se possível. Na maioria das vezes, os aspiradores de robôs não conseguem passar por cima desses tapetes e, se o fizerem, a escova principal pode apenas puxar o pelo em vez de sugar a sujeira.

Construir barreiras

Independentemente de quão bem um robô de vácuo manobra em sua casa, ainda existem áreas das quais você provavelmente deseja mantê-lo afastado. Dependendo do quão avançado é o seu modelo, existem diferentes maneiras de isolar salas específicas ou partes delas.

E se você tem um aspirador que não suporta nenhum desses métodos, você pode considerar isolar as áreas com barreiras físicas, como um portão para bebês ou, até mesmo, tábuas.

Organizar tabelas

Para tornar mais fácil para o robô aspirador coletar as migalhas sob a sala de jantar e/ou mesa da cozinha, considere virar as cadeiras de cabeça para baixo sobre a mesa, como fazem nos restaurantes. Entretanto, se isso for muito trabalhoso ou inviável, você pode apenas afastar um pouco as cadeiras da mesa para dar ao robô mais espaço para se mover.

Defina um cronograma

A maioria dos aspiradores de robôs modernos apresenta recursos de agendamento, para que você possa selecionar os dias da semana que deseja limpar e a que horas. Dessa forma, você pode configurá-lo para um horário em que saiba que estará fora de casa, para que o chão esteja sempre limpo quando você chegar em casa, e o o robô não o perturba quando você está lá.

Carregue a bateria do robô aspirador

Embora quase todos os aspiradores de robôs possam encontrar o caminho de volta para a doca de carregamento por conta própria, o processo pode demorar um pouco, dependendo de quão avançado é o modelo. Então, além de garantir que ele esteja sempre conectado, há algumas coisas adicionais a serem consideradas ao encontrar o local perfeito para sua estação de acoplamento.

Idealmente, o encaixe deve ser colocado contra uma parede e em solo nivelado para ajudar o aspirador a se posicionar facilmente sem a sua ajuda. Se possível, certifique-se de colocá-lo em uma área que esteja a cerca de 60 centímetros de distância de objetos de cada lado e a um metro de distância dos móveis e escadas. Dessa forma, o vácuo tem um caminho livre e sem obstruções.

Quando não está em uso, o aspirador robô pode permanecer ligado ao carregador, para que esteja pronto sempre que você precisar. Então, se você não planeja usá-lo por um longo período de tempo, pode carregá-lo totalmente, desligá-lo e armazená-lo em um local fresco e seco.

Limpe o seu aspirador

Primeiramente, certifique-se de limpar regularmente o aspirador. Isso inclui esvaziar a lata de lixo, limpar a poeira e resíduos dos filtros e cortar qualquer cabelo que esteja emaranhado nas escovas. Você também vai querer limpar periodicamente os sensores antiqueda e os contatos de carga na parte inferior do robô. Enfim, é importante acompanhar essas tarefas de manutenção se quiser que seu aspirador permaneça em ótima forma e faça seu trabalho com eficácia.

Aproximadamente a cada seis meses a um ano, troque o filtro por um novo. Alguns aspiradores de robô vêm com um filtro extra na caixa, ou você geralmente pode comprar substitutos online.

Um aspirador de pó robô é um ótimo complemento para sua casa e fornece mais tempo para fazer as coisas que você mais gosta – a menos que você esteja aspirando! Eles são compactos e não ocupam muito espaço em sua casa e são um ótimo complemento para o seu arsenal de limpeza doméstica.

Aqui na Le tem o robô aspirador que você tanta procura! Passe na loja mais perto ou peça pelo site e app e receba onde estiver!

Foto de capa: Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *