Sanduicheira ou grill: diferenças e como escolher?

Na hora de fazer um lanche gostoso ou até mesmo de preparar as refeições com mais praticidade, é normal bater a dúvida, afinal, é melhor a sanduicheira ou grill? Quais as diferenças e como escolher esses produtos?

Com tantas opções de portáteis para a cozinha, é importante entender as diferenças entre cada uma delas e, assim, fazer uma escolha sensata.

Confira as dicas que a Le Biscuit separou!

O que é a sanduicheira e como ela funciona?

Sanduicheira Mondial Master Grill S-20

Sanduicheira Mondial Master Grill

A sanduicheira é um eletroportátil ideal para fazer lanches, sanduíches, pão na chapa, queijo quente e até tapioca de massa pronta.

Esse produto também pode ser encontrado pelo nome toaster. A sanduicheira atinge temperaturas mais baixas, por isso é indicada apenas para esquentar alimentos a ponto de derretê-los levemente, como é o caso do queijo e presunto.

Mas, atenção, porque ele não é indicado para grelhar carnes, especialmente peixes. Isso porque alguns cortes contêm muita água, o que fará com que o alimento seja cozinho na sanduicheira e não grelhado.

Além disso, como a sanduicheira não tem compartimento para escoamento da gordura, poderá ficar sujo e difícil de limpar.

O que é o grill e como ele funciona?

Grill Lenoxx Panini Inox PGR155 Vermelho

Grill Lenox Panini

O grill também é um eletroportátil, porém ele é mais versátil, permitindo o preparo de diferentes alimentos sem a necessidade de óleo. Por isso, é capaz de preparar os alimentos de maneira mais saudável.

No grill, você pode grelhar e assar inúmeros alimentos, como carnes, peixes, frangos e até legumes.

O aparelho atinge temperaturas mais altas que a sanduicheira, além de ser maior. No mercado, você encontra diferentes tipos de grills, com muitas variações de chapas. Por exemplo: com uma ou duas chapas, com chapas onduladas e antiaderentes (que facilitam a eliminação de gordura) etc.

Outra vantagem é que muitos modelos contam com termostato, assim você pode determinar a temperatura ideal e não precisa ficar vigiando com medo do alimento queimar.

Sanduicheira ou grill: quais as diferenças?

Agora que você já viu como cada aparelho funciona, deve ter notado algumas diferenças entre a sanduícheira e grill, certo? Mas qual escolher: sanduicheira ou grill?

Listamos aqui as diferenças que podem ajudar na tomada desta decisão:

Sanduicheira

  • atinge temperaturas mais baixas;
  • indicada para fazer sanduiches, queijo quente, tapiocas prontos e outros lanches rápidos;
  • é menor e não tem espaço para escoar a gordura.

Grill

  • é maior e com diferentes tipos de chapas;
  • tem termostato;
  • atinge temperaturas mais altas;
  • é indicado para grelhar e assar vários alimentos como carnes, peixes e até legumes.

Existem alguns aparelhos que são 2 em 1, ou seja, funcionam como sanduicheira e grill. Mas, nesse caso, são produtos específicos.

Veja também: Quais eletroportáteis não podem faltar na cozinha

Como escolher a sanduícheira e o grill?

Você pode comprar a sanduicheira e o grill separados, ou escolher um produto que una as duas funções. Veja dicas abaixo.

Sanduicheira

Para escolher a sanduicheira, considere:

  • o tamanho do eletroportatil, considerando a facilidade de armazenagem e de preparo dos alimentos;
  • o formato da chapa, preferindo aquelas onduladas e duplas, que preparam mais rápido e sem sujeira;
  • a potência da sanduicheira, o ideal é que ela tenha entre 700 a 800 W;
  • prefira modelos com trava de fechamento, que traz mais segurança e garante que o alimento cozinhe por inteiro.

Grill

Para escolher o grill, avalie:

  • O tamanho do grill, considerando os tipos de preparos que irá fazer e a quantidade de pessoas na sua família;
  • Prefira as chapas onduladas, que acumulam menos gordura, antiaderentes e removíveis, que são mais fáceis de limpar. As chapas duplas permitem pressionar o alimento para grelhar uniformemente e acelerar o processo;
  • Avalie as funções do aparelho, preferindo aqueles com controle de temperatura e abertura 180º que permitem usar os dois lados da chapa e preparar dois alimentos simultaneamente.

Caso queira um item ainda mais prático, invista nos modelos que são sanduicheira e grill. Nesse caso é importante que o produto tenha uma potência mais alta, capaz de grelhar e também fazer sanduíches.

Para a sanduicheira e grill, sempre verifique a tensão elétrica, assegurando que é compatível com a sua casa ou onde pretende usá-los.

Sanduicheira e grill: Ofertas Le Biscuit

Agora que você já sabe tudo sobre esses itens, que tal garantir sua sanduicheira ou grill com ofertas imperdíveis?

Na Le Biscuit você encontra diversos modelos em oferta, além de muitos outros eletroportáteis na promoção. Confira e compre a sanduicheira ou grill que melhor atende às suas necessidades e equipe a sua cozinha para facilitar ainda mais a sua rotina diária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *