Cafeteira: quais os tipos e como escolher a ideal

Separamos aqui todas as informações sobre cafeteira: quais os tipos e como escolher a ideal para você não errar na escolha, afinal, o café está entre as bebidas mais preferidas dos brasileiros. Então, nada melhor do que contar com uma boa cafeteira para o preparo.

Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!

Cafeteira: quais os tipos e como escolher a ideal?

Existem vários tipos de cafeteira disponíveis no mercado. Vamos listar primeiro os principais tipos e despois as dicas de como escolher a ideal. Confira!

Tipos de cafeteiras:

  • Cafeteira elétrica
Cafeteira Elétrica Mondial Pratic CN-01 Preta
Cafeteira Elétrica Mondial Pratic CN-01

Uma cafeteira elétrica é um eletroportátilpara cozinha projetado para preparar café automaticamente usando eletricidade como fonte de energia. É um equipamento simples com uma jarra e um suporte para o filtro, onde o café é colocado. Para fazer o café nesta cafeteira é simples: a água é colocada em um reservatório na base da cafeteira e aquecida eletricamente até que comece a ferver. Em seguida, a água quente é lentamente derramada sobre o café moído no filtro, que está posicionado em cima da jarra. À medida que a água passa pelo filtro, ela extrai os óleos e sabores do café e cai diretamente na jarra.

Se você está atrás de uma cafeteira, quais os tipos e como escolher a ideal, saiba que este modelo da imagem acima está entre os mais populares.

Els custa em média R$100, é possível preparar até 20 xícaras de café, conta com jarra em vidro fácil de lavar, que não deixa resíduos nem odores, além disso, possui sistema corta-pingos, que permite a retirada da jarra para servir o café durante o preparo. Também possui base com aquecimento que conserva a temperatura, liga-desliga luminoso, tampa basculante e indicador de nível de água no reservatório.

  • Cafeteira expresso

Uma cafeteira expresso é uma máquina de café que produz café altamente concentrado. O processo de preparação geralmente envolve moer os grãos de café frescos e compactá-los em um porta-filtro antes de serem inseridos na cafeteira. A água é então aquecida a uma temperatura específica e forçada através do café com uma pressão elevada, produzindo um líquido espesso e saboroso.

O café espresso é a base para várias outras bebidas populares, como cappuccinos, lattes e macchiatos, e é apreciado por muitos devido ao seu sabor forte e aroma intenso.

  • Cafeteira italiana
Cafeteira italiana na cor prata com xícara de café em cima de pires com alguns grãos de café em volta
Cafeteira Italiana Bialetti Nuova Moka Express

Uma cafeteira italiana, também conhecida como moka é constituída por três partes: uma câmara inferior para água, uma câmara intermediária para café moído e uma câmara superior para o café pronto. A água é colocada na câmara inferior, enquanto o café moído é colocado na câmara intermediária, e a cafeteira é aquecida na fonte de calor, como um fogão. À medida que a água aquece, ela é forçada através do café moído e sobe para a câmara superior, produzindo uma bebida forte e concentrada. A cafeteira italiana é um método popular para fazer café expresso em casa, e é comumente usada na Europa e em outras partes do mundo.

  • Cafeteira por cápsulas
Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto Genio S Plus DGS2 preta
Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto Genio

Uma cafeteira por cápsula é um tipo de máquina de café que utiliza cápsulas individuais para preparar uma xícara de café. As cápsulas são pequenos recipientes contendo uma dose de café moído e prensado, projetados para serem usados ​​em uma máquina de café específica.

Ao inserir uma cápsula na cafeteira, a máquina perfura a cápsula e injeta água quente sob pressão na cápsula para extrair o café. Isso resulta em uma xícara de café fresca e saborosa.

As cafeteiras por cápsula são populares por sua conveniência e facilidade de uso, bem como por sua capacidade de oferecer uma ampla variedade de sabores e blends de café. No entanto, as cápsulas podem ser mais caras do que o café moído tradicionalmente.

7 dicas de como escolher a cafeteira ideal

Falar de cafeteira, quais os tipos e como escolher a ideal pode depender de alguns fatores bem pessoais. Entre eles preferência e orçamento. Confira algumas dicas que separamos para te ajudar a decidir pelo melhor modelo!

  1. Escolha o tipo de cafeteira: há diversos tipos de cafeteiras no mercado, como vimos acima. Você deve avaliar qual irá se adaptar melhor às suas necessidades. Veja a vantagem e desvantagem de cada tipo.
  2. Considere a capacidade: ela é importante para quem deseja preparar grandes quantidades de café de uma só vez. Sendo assim, considere quantas xícaras de café você costuma beber ou quantas pessoas costuma servir antes de fazer a escolha.
  3. Verifique a facilidade de uso: procure por uma cafeteira fácil de usar, com botões simples e intuitivos. Além disso, verifique a facilidade de limpeza da cafeteira, pois isso pode afetar sua durabilidade.
  4. Considere a qualidade do café: se você é um amante de café, certifique-se de escolher uma cafeteira que prepare um café de alta qualidade. Cafeteiras que utilizam grãos frescos moídos na hora, geralmente produzem o melhor café, mas podem sair mais caro e ter preparo mais demorado.
  5. Verifique o preço: esse é um fator importante a ser considerado na compra de uma cafeteira. Lembre-se de que as cafeteiras mais caras podem ter recursos extras que você não precisa. Já as mais baratas podem não ser tão duráveis ou produzir café de alta qualidade.
  6. Pesquise sobre a marca e modelo: leia avaliações de usuários e avaliações profissionais para ter uma ideia do desempenho e da qualidade da cafeteira.
  7. Considere a aparência: embora não seja o fator mais importante, a aparência da cafeteira pode ser importante para algumas pessoas. Escolha um modelo que combine com a decoração da sua cozinha e que você ache visualmente atraente.

Veja também: Quais eletroportáteis não podem faltar na cozinha

Qual é a melhor cafeteira para uso doméstico?

Escolher os melhores portáteis para cozinha doméstica vai depender da compreensão de alguns tópicos que abordamos anteriormente. Por exemplo, das suas preferências pessoais em termos de sabor, facilidade de uso, quantidade de café que você deseja fazer e orçamento.

O mais comum é encontrar cafeteiras elétricas nas casas. Elas têm preços acessíveis e são bastante práticas. No entanto, quem não gosta muito do café coado e prefere o expresso pode encontrar na cafeteira de cápsula uma opção interessante, pois, uma das vantagens do equipamento é a possibilidade de comprar cápsulas com sabores diferentes, e até de fazer chá e outras bebidas quentes.

Quais são as melhores marcas de cafeteiras?

Assim como há diferentes modelos de cafeteiras, também é possível encontrar diversas marcas no mercado. Para quem prefere cafeteira elétrica, as principais são Electrolux, Oster, Philco e Mondial.

Já para quem prefere café expresso, fique de olho na Nespresso, na Dolce Gusto e na Três corações.

Onde comprar cafeteira na promoção?

Agora que você já sabe tudo sobre cafeteira, quais os tipos e como escolher a ideal, aproveite para comprar a sua cafeteira na promoção. Na Le Biscuit você encontra várias ofertas exclusivas na compra online. Confira!

Ah, e também tem outros eletroportáteis em promoção. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *