Qual a melhor assadeira para bolo?

A receita certamente faz diferença. Mas saber qual a melhor assadeira para bolo otimiza o preparo, além de contribuir para a aparência final.

Contudo, na hora de comprar assadeiras e formas, encontramos uma infinidade de modelos disponíveis. Retangular, redonda, com furo no meio…

Afinal, qual é a melhor para cada receita? Antes de colocar a mão na massa, entenda melhor sobre os tipos de assadeira para bolo!

Qual a melhor assadeira para bolo?

Pode até parecer, mas assadeira para bolo não é tudo igual. O formato, o revestimento e as funções específicas de cada uma interferem no tempo de cozimento, na temperatura ideal para forno e até na textura da massa.

Sendo assim, você precisa ficar de olho em alguns aspectos, como o material da forma, além do seu formato para saber qual a melhor assadeira para bolo. Confira abaixo!

Materiais de forma para bolo

Há formas com diferentes materiais. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, muitas vezes a depender da receita.

Formas de alumínio estão entre as mais populares

assadeira de alumínio retangular e com furo no meio

O alumínio é um material muito versátil nas cozinhas. Trouxemos como exemplo esse kit de assadeiras de alumínio acima que aparece entre as melhores opções de assadeiras para bolo.

Esse é um material interessante porque consegue manter a temperatura por mais tempo. Assim, permite que a massa asse de maneira uniforme.

Agora, como não é antiaderente, você vai precisar untar muito bem a forma para que o bolo solte com facilidade.

Assadeira de silicone serve para diferentes receitas

assadeira de Silicone vermelha

O material maleável vem sendo a escolha de muitos profissionais que querem uma assadeira para bolo que seja versátil.

Afinal, além de servir para bolo, a forma de silicone também pode ser usada para outras receitas. Sem falar que pode ir ao forno, ao microondas ou ao congelador, por exemplo. Clique aqui e veja essa opção de forma para bolo de silicone

Elas podem aparecer em diferentes formatos e com detalhes que moldam a superfície do bolo. Assim, contribuem para a aparência da receita.

Ao contrário do que pode parecer, a assadeira para bolo em silicone pode durar muitos anos. Contudo, alguns cuidados precisam ser mantidos, como untar a forma antes de usar.

Teflon é material antiaderente

Assadeira Antiaderente Vermelha

A assadeira para bolo em teflon conta com um polímero chamado politetrafluoretileno (PTFE). Ele é responsável por não deixar que os alimentos grudem em panelas, frigideiras ou formas.

A desvantagem é que essa camada risca com certa facilidade. Portanto, requer cuidado para manter a assadeira para bolo sempre antiaderente.

Formatos de assadeira

Depois de entender melhor sobre os principais materiais de assadeira para bolo, é a hora de conferir os formatos mais comuns.

Assadeira para bolo redonda e lisa é ideal para formar camadas

Aqueles bolos em camadas, com recheio no meio, geralmente são feitos em assadeira para bolo redonda e lisa.

Dá tanto para empilhar bolos redondos quanto para cortá-los ao meio para incluir o recheio. No primeiro caso, o ideal é que a assadeira seja mais rasa. Já no segundo, é importante esperar o bolo esfriar para cortar.

Além disso, esses modelos de assadeira são bem práticos. Por esse motivo, também estão entre os mais vendidos. Contudo, vale lembrar que, quanto maior o diâmetro, mais tempo a massa vai demorar para assar.

Para massas mais densas, forma retangular é ideal

Por ser mais funda, a assadeira para bolo retangular é ideal para receitas de massa densa. Também chamada de forma inglesa, ela favorece fatias uniformes.

No entanto, assim como a forma redonda e lisa, tende a levar mais tempo para assar a massa de bolo.

Forma com furo no meio é versátil

Muita gente se pergunta qual a melhor assadeira para bolo de todo tipo. Para quem busca por versatilidade, a opção mais interessante é a forma com furo no meio.

Ela ajuda a assar de forma uniforme e rápida, além de contribuir com diferentes tipos de massa. Ah, e dá até para fazer pudim!

Fundo removível é melhor escolha para tortas

Forma com Fundo Removível

Quem quer saber qual a melhor assadeira para bolo também pode se deparar com formas com fundo removível.

Na verdade, esse tipo de assadeira é ideal para tortas. Isso porque facilita na hora de desenformar, sem prejudicar o aspecto da receita.

Além de entender qual a melhor forma para bolo e fazer a compra certa, você também pode precisar de outros utensílios. Entre eles pincéis e espátulas. Acesse o site da Le Biscuit e encontre tudo para a sua receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *