Dicas de mesa posta para iniciantes

Mesa posta é uma das expressões que mais se ouve quando o assunto é receber amigos e familiares em casa. Mas para muitos, a ideia de montar uma mesa de maneira elegante e sofisticada pode parecer intimidadora. Se você é iniciante nesse assunto, não se preocupe! Separamos algumas dicas de mesa posta para iniciantes.

Dicas de mesa posta para iniciantes

Com algumas dicas simples você vai perceber que é possível criar uma mesa posta impressionante. Seus convidados vão se sentir ainda mais especiais e suas reuniões se tornarão ainda mais agradáveis e memoráveis. Confira!

Qual a ordem de uma mesa posta?

Aparelho de Jantar Nadir Pétala em Vidro 16 Peças
Aparelho de Jantar Nadir Pétala 16 Peças

A ordem de uma mesa posta pode variar de acordo com a ocasião, o estilo da refeição e a cultura local, mas em geral, a ordem tradicional é a seguinte:

  1. Sousplat ou jogo americano: item que fica sobre a mesa, servindo de base para os pratos. É opcional, mas ajuda a proteger a mesa e a criar uma aparência mais elegante;
  2. Prato base: o prato maior que servirá de base para os outros;
  3. Prato de entrada: um prato menor, que será usado para servir a entrada, caso haja;
  4. Talheres: devem ser colocados de fora para dentro, seguindo a ordem de uso. O garfo deve ficar à esquerda do prato, e a faca e a colher à direita;
  5. Taças: as taças devem ser colocadas acima e à direita do prato. A primeira é a taça de água, seguida da taça de vinho tinto e, se for o caso, da taça de vinho branco;
  6. Guardanapo: pode ser colocado sobre o prato ou dobrado ao lado dos talheres;
  7. Centro de mesa: um arranjo de flores ou decoração que fica no centro da mesa, dando um toque especial à decoração.

Veja também:

7 dicas de como montar mesa posta com peças avulsas

Aparelho de jantar: quais os tipos e como escolher

Sousplat ou jogo americano. Qual usar?

Sousplat de Plástico Le Clássico Dourado 33cm
Sousplat de Plástico Dourado 33cm

O sousplat ou jogo americano são opções para a mesa posta, escolhidos de acordo com o estilo da ocasião e gosto pessoal. O sousplat serve como base rígida para pratos e talheres, protege a mesa e confere elegância.

Jogo Americano Le Chic Poliéster Cinza 30x45cm 1 Peça
Jogo Americano Poliéster Cinza 30x45cm

O jogo americano é mais versátil, pode ser de tecido ou sintético, servindo como base direta para pratos e talheres, com diversas cores e estampas, mais informal e descontraído. A escolha entre os dois depende do estilo da ocasião e preferência pessoal. Sousplat para ocasiões formais e jogo americano para refeições descontraídas.

O que não colocar na mesa posta?

Na mesa posta, é importante evitar itens que possam atrapalhar a apresentação e organização dos elementos, como objetos pessoais, flores com perfume forte, talheres desnecessários, pratos ou taças extras e objetos decorativos em excesso. A mesa posta deve ser organizada com itens essenciais para a refeição, sem excessos ou objetos desnecessários.

Passo a passo para montar uma mesa posta simples

Montar uma mesa simples pode parecer uma tarefa fácil, mas requer alguns cuidados para garantir uma apresentação agradável e convidativa, por isso, se você não sabe como iniciar essa montagem, siga o passo a passo que separamos, coloque em prática as dicas de mesa posta para iniciantes e monte agora mesmo uma mesa básica e linda!

  1. Escolha a toalha de mesa ou o jogo americano que irá usar. Prefira cores neutras e que combinem com a decoração da sua casa e com o restante da mesa;
  2. Coloque o sousplat, caso deseje utilizar. Ele deve ser colocado no centro de cada lugar à mesa;
  3. Coloque o prato principal no centro do sousplat ou, caso não esteja usando, diretamente sobre a toalha ou jogo americano;
  4. Coloque os talheres ao lado do prato, com a faca voltada para o prato e a colher para fora. O garfo deve ser colocado do lado esquerdo do prato, com os dentes voltados para cima;
  5. Coloque o copo à direita do prato, acima dos talheres;
  6. Se for servir pão, coloque um pratinho de pão com a faca de pão ao lado esquerdo dos talheres;
  7. Para finalizar, adicione um guardanapo dobrado em cima do prato ou ao lado dos talheres.

Lembre-se de sempre adaptar a decoração e os utensílios conforme a ocasião e seu gosto pessoal.

Itens de Mesa posta em Promoção na Le Biscuit

Agora que você já conferiu as dicas de mesa posta para iniciantes que separamos para você e já sabe quais são os itens que não podem faltar para montar sua mesa posta, aproveite as melhores ofertas do Festival de Cozinha e Mesa Posta da Le Biscuit e compre tudo com desconto.

Se você busca renovar sua mesa posta com produtos de qualidade e estilo, esta é a oportunidade perfeita. A Le Biscuit tem opções incríveis de jogos americanos, toalhas de mesa, sousplats, talheres, copos, taças e muito mais, tudo com descontos imperdíveis.

Seja para um jantar romântico ou uma refeição em família, aqui você encontra tudo o que precisa para montar uma mesa elegante e funcional. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *