Melhor chocolate para fazer ovos de Páscoa

Descubra o melhor chocolate para fazer ovos de páscoa deliciosos

Deseja fazer ovos de chocolate na Páscoa, seja para economizar, presentear os familiares ou ter uma nova fonte de renda durante a sazonalidade? Veja como escolher o Melhor chocolate para fazer ovos de Páscoa bonitos e saborosos.

Qual o melhor chocolate para fazer ovos de páscoa?

ovo de páscoa caseiro com confetes coloridos e bombons
ovo de páscoa caseiro

Antes de citar qual o melhor chocolate para fazer ovos de páscoa é preciso explicar que na confeitaria, existem 3 principais tipos de chocolate, com diferentes características, sabores e formas de manipulação. São eles: o chocolate nobre, fracionado e hidrogenado.

As diferenças entre eles estão relacionadas à quantidade de gordura vegetal em sua composição, fator que afeta a qualidade, sabor, preço e resistência ao calor. Entenda melhor sobre cada tipo, abaixo!

Chocolate nobre

O chocolate nobre tem qualidade superior, por isso, o termo é usado para descrever itens feitos com ingredientes de primeira linha, além de conter alto teor de cacau. Geralmente o chocolate tem sabor mais intenso e textura suave e cremosa, mesmo quando branco, ao leite e meio amargo.

Entre as marcas de chocolate nobre estão Nestle, Callebaut, Lindt, entre outros. Contudo, esse não é o melhor chocolate para fazer ovos de páscoa, especialmente se essa for sua primeira vez. Isso porque, esse tipo de chocolate deve passar por temperagem antes de ser manuseado. Além de tempo, é preciso realizar a prática correta. Do contrário, o chocolate não endurece.

Chocolate fracionado

Já o chocolate fracionado é uma versão que já passou por um processo de temperagem controlada. Dessa forma, conta com maior estabilidade e resistência a altas temperaturas, por isso, é ideal para a fabricação de ovos de páscoa, trufas, bombons, e mais.

Chocolate hidrogenado

Por sua vez, o chocolate hidrogenado é aquele que passa pelo processo em que hidrogênio é adicionado ao óleo de cacau, tornando-o mais sólido à temperatura ambiente. Assim, o chocolate fica mais firme, com vida útil longa. Esse processo, chamado hidrogenação, é realizado frequentemente na indústria de alimentos como forma de melhorar a consistência e estabilidade dos doces.

Para quem faz ovo de páscoa caseiro, essa é uma opção barata e fácil de manipular, porém, não muito usual para quem prioriza o sabor.

Chocolate gourmet

O chocolate gourmet é aquele que conta apenas com manteiga de cacau como gordura em sua mistura. Além de mais saboroso, sua textura derrete na boca, devido a qualidade superior. Por essa composição ser diferente, também exige temperagem para o uso, assim como explicamos sobre o chocolate nobre.

Chocolates não indicados para derreter:

Por sua composição, o chocolate nobre e gourmet não são os mais indicados para derreter. Afinal, exigem o processo de temperagem para garantir uma textura estável e a casquinha mais brilhosa, facilitando assim a confecção dos ovos.

Ainda que o processo seja a movimentação do chocolate até que obtenha a temperatura correta, é importante realizá-lo da forma correta. Portanto, para iniciantes, o chocolate hidrogenado e fracionado podem ser mais indicados.

Como identificar os tipos de chocolate:

Através da descrição na parte de trás do rótulo. O “chocolate hidrogenado” possui gordura vegetal hidrogenada, o “nobre” possui no mínimo 25% de sólidos de cacau, o “fracionado” possui manteiga de cacau parcialmente substituída por outra gordura vegetal e para finalizar, o “gourmet” só possui a manteiga de cacau como fonte de gordura.

Itens para fazer ovo de páscoa em casa

Forma para ovo de páscoa transparente 250 gramas
Forma para fazer ovo de páscoa 250g

Além do melhor chocolate para fazer ovos de páscoa, você precisa conhecer os acessórios necessários para a confecção dos itens. Se você vai vender ou presentear familiares, é importante ter embalagens e decorações, como caixas de presente para ovo de páscoa.

Já para auxiliar na produção, separe espátulas de silicone, tigelas de vidro, medidores e, principalmente, formas para os ovos de páscoa.

Receita ovo de páscoa caseiro

A seguir, confira uma receita fácil, prática e rápida de ovo de páscoa caseiro de colher. A partir dela você pode variar os ingredientes e usar a criatividade para criar diferentes combinações de sabores!

Ingredientes:

Uma barra de cobertura de chocolate;
Uma barra de cobertura de chocolate branco;
Uma lata de creme de leite;
Uma barra de chocolate branco com cookie;
Biscoitos recheados a gosto.

Pique 175g do tablete de chocolate, coloque em um recipiente e leve ao microondas. Derreta de 30 em 30 segundos, mexendo nos intervalos. Despeje o chocolate derretido na forma de ovo de páscoa até a marquinha. Coloque a parte de silicone e pressione. Deixe esfriar na geladeira.

Recheio:

Pique 200g de chocolate branco e derreta. Acrescente 100g de creme de leite e mexa até que fique homogêneo. Quando a forma do ovo estiver opaca, retire da geladeira e desenforme.

Coloque o ovo em uma caixa e monte. Em seguida, aplique a ganache de chocolate branco até a metade. Pique uma barra de chocolate com cookie e coloque em uma lateral do ovo. No outro lado, acrescente os biscoitos recheados.

Ofertas de Páscoa Le Biscuit

Agora você já sabe qual o melhor chocolate para fazer ovos de páscoa e o que precisa ter em casa para a produção. Por isso, garanta chocolates, formas, embalagens e tudo que precisa para a Páscoa em até 10x sem juros na Le Biscuit!

Está pronto para conferir os melhores preços? Compre seus chocolates e itens de páscoa aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *