Halloween: significado e curiosidades sobre a data

No dia 31 de outubro, é comemorado mundialmente o Halloween, significado etimológico da expressão All Hallow’s Eve, do inglês, Dia de Todos os Santos. Ainda que seja uma festa mais conhecida e celebrada em países de língua inglesa, como Estados Unidos, Irlanda e Escócia, o Halloween vem sendo representado cada vez mais no Brasil e, nem todos sabem o significado e curiosidades sobre a data

Por isso, separamos no conteúdo de hoje algumas particularidades e significado dessa festa cada dia mais popular para que você saiba como se divertir com os pequenos e receber seus amigos e familiares para comemorar essa festa diferente. 

Halloween: significado original da data

painel com cenário de halloween

Até o século XVI, o termo Halloween era usado como referência para a véspera do Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. A comemoração dessa festa tem duas origens que acabaram se misturando: uma cristã e uma pagã.

De acordo com alguns historiadores, o Halloween tem como significado um festival do calendário celta, chamado Festival de Samhain, na Irlanda, que comemora o fim do verão. Esse festival era iniciado em 31 de outubro, e tinha duração de 3 dias, homenageando os reis mortos. Já alguns estudos mais recentes, afirmam que o Samhain festejava a abundância de alimentos após a colheita. 

Por volta do século VIII, a data em que se celebrava o dia de Todos os Mortos foi modificada pelo Papa Gregório III. A comemoração, realizada inicialmente no dia 13 de maio, passou a ser celebrada em 1º de novembro. Com a intenção de tornar a celebração do Festival Samhain uma data cristã, a celebração do Dia de Todos os Santos se tornou obrigatória, misturando as comemorações.

Iniciado na Irlanda, o Halloween chegou até o continente americano com diferentes histórias e tradições. Entre elas, está a lenda de que no Dia das Bruxas, 31 de outubro, a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos se enfraquece, permitindo a abertura de um portal para que espíritos invadam corpos e ganhem vida. As fantasias são usadas para confundir as almas perversas, iniciando assim o costume de usá-las durante as festas de Halloween. Assustador, não é?!

Curiosidades sobre o Halloween

O significado do Halloween acabou originando muitas curiosidades até os dias atuais. Entre elas, estão símbolos ocultos que são usados para representar essa data. Veja quais são os principais.

Abóboras iluminadas

Segundo algumas lendas, a prática de cortar a abóbora e usá-la para colocar uma vela acesa surgiu do conto de Jack. Nele, o personagem bebia muito, e sempre se encontrava com o diabo, de quem sempre fugia aprisionando-o. Contudo, de tanto beber, Jack morreu. Foi então que sua entrada foi negada no céu, e no inferno também, por ter humilhado o diabo em vida. 

A partir desse momento, a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. As abóboras foram a forma que o personagem encontrou para iluminar seus caminhos, fugindo da escuridão.

Gato preto

O gato preto é utilizado como símbolo das bruxas, visto que essas personagens podem se transformar nesse animal. Outra superstição é que os gatos podem passar do plano dos vivos para o mundo dos mortos. Uau!

Doces ou travessuras

A brincadeira Doces ou Travessuras é realizada desde o século IX. Naquela época, as pessoas faziam o bolo das almas, com massa simples e cobertura de groselha para entregar a crianças que batiam na porta. Em troca do pedaço de doce, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente daquele que ofereceu o bolo.

Fantasias e maquiagens para o Halloween 

Duas meninas com fantasia de bruxa segurando abóbora

Durante o Halloween, como herança da cultura irlandesa, as fantasias ainda fazem sucesso. No entanto, não como forma de afastar espíritos, mas sim para diversão. As principais estão relacionadas a elementos e personagens dessa data, como bruxas, zumbis, vampiros, gatos, monstros, morcegos, caveiras, fantasmas e outros. 

Além disso, as maquiagens podem ser usadas sem moderação, buscando efeitos assustadores que reproduzam sangue, machucados, entranhas, substâncias gosmentas e muito mais!

Decoração para o Halloween

Uma excelente oportunidade de sair da mesmice e ousar na decoração é aproveitar a temática do Halloween para uma festa. Entre os objetos decorativos, você pode utilizar abóboras, velas, chapéus de bruxa, vassouras, teias de aranha, balões, caldeirões, pisca-pisca, morcegos e muitos outros enfeites disponíveis em lojas especializadas.

O que não pode faltar em uma mesa posta de Halloween

Além da decoração assustadora, você também pode caprichar na mesa posta: escolha itens como pratos avulsos nas cores laranja, preto, roxo e impressione seus convidados e a criançada. 

De acordo com as crenças, o preto simboliza o poder de bruxas, magos, feiticeiras e criaturas das trevas. O laranja representa a energia e força, geralmente sendo a cor mais escolhida pelos espíritos para sugar a vitalidade. Já o roxo simboliza a magia, comemorada em toda a festa de Halloween!

Como a Le Biscuit pode deixar seu Halloween inesquecível

Se o seu desejo é fazer uma festa marcante de Halloween com significado, confie na Le Biscuit para essa missão. Nosso site conta com itens para festa, artigos de decoração (cortinas, tapetes, iluminação, vaso de flores) e papelaria que vão ajudar a tornar seu Halloween assustadoramente divertido. Ah! Você enontra também fantasias e adereços de halloween.

Está pronto para escolher as melhores opções para sua festa de Halloween? Então, baixe o app da Le Biscuit ou entre em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *