mulher colocando recipiente em micro-ondas

4 razões para ter um micro-ondas

O micro-ondas é um eletroportátil que já se tornou um item essencial na maioria das cozinhas modernas. Com a sua capacidade de aquecer e cozinhar alimentos de forma rápida e eficiente, o micro-ondas oferece uma série de benefícios práticos e conveniências para o dia a dia. Aqui estão 4 razões pelas quais você deve considerar ter um micro-ondas em sua casa.

  1. Economia de tempo: uma das maiores vantagens do micro-ondas é que ele é muito rápido e eficiente em aquecer ou cozinhar alimentos. Ele pode aquecer a comida em minutos, enquanto um fogão convencional pode levar muito mais tempo. Isso significa que você pode preparar refeições rápidas e saborosas em questão de minutos, economizando tempo valioso na sua rotina diária.
  2. Facilidade de uso: com painel simples e intuitivo, o micro-ondas é um aparelho muito fácil de usar. Mesmo aqueles que não têm muita experiência na cozinha podem usar facilmente um micro-ondas para preparar refeições simples. Além disso, muitos modelos têm recursos adicionais, como botões de “cozinhar automaticamente”, que permitem que você prepare refeições com o mínimo de esforço.
  3. Diversidade de preparo: ele não é apenas útil para aquecer alimentos, também pode ser usado para cozinhar. Por exemplo, é possível cozinhar legumes no vapor, preparar pipoca, descongelar carne e até mesmo assar bolos no micro-ondas. Essa diversidade de preparo significa que você pode usar seu micro-ondas para uma variedade de tarefas na cozinha, o que o faz um item de cozinha completamente versátil.
  4. Economia de energia: na maioria dos casos, o micro-ondas é mais eficiente em termos de energia do que um forno elétrico, por exemplo. Isso ocorre porque o micro-ondas usa radiação eletromagnética para aquecer os alimentos diretamente, enquanto o forno elétrico aquece o ar dentro do forno para aquecer os alimentos. Isso significa que o micro-ondas pode aquecer os alimentos mais rapidamente e com menos energia.

Qual a principal diferença do micro-ondas para o forno elétrico?

A principal diferença entre um micro-ondas e um forno elétrico é a maneira como eles cozinham os alimentos e o tipo de resultados que produzem. O micro-ondas é melhor para aquecer rapidamente os alimentos, enquanto o forno elétrico é melhor para cozinhar os alimentos de forma uniforme e criar crostas e dourados.

Veja como cada um funciona:

Micro-ondas: usa ondas eletromagnéticas de alta frequência para aquecer os alimentos de dentro para fora. Isso significa que os alimentos são aquecidos muito rapidamente e uniformemente. No entanto, os micro-ondas não são tão bons para dourar ou deixar os alimentos crocantes, pois não produzem calor seco suficiente para criar uma crosta.

Forno elétrico: funciona aquecendo o ar dentro do forno e, em seguida, transferindo esse calor para os alimentos. Isso permite que os alimentos sejam cozidos uniformemente e também permite a criação de crostas e dourados, graças à presença de calor seco. No entanto, o forno elétrico pode levar mais tempo para cozinhar os alimentos do que um micro-ondas.

Veja também: como escolher micro-ondas bom e barato

Como escolher um micro-ondas?

Existem vários fatores a serem considerados ao escolher um micro-ondas, incluindo tamanho, potência, recursos, marca e orçamento. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a escolher o micro-ondas certo para suas necessidades:

  • Tamanho: escolha um micro-ondas que seja grande o suficiente para atender às suas necessidades diárias. Pense sobre o que você planeja cozinhar no micro-ondas e verifique se o tamanho do aparelho é adequado para o que você precisa;
  • Potência: a potência do micro-ondas afeta diretamente o tempo de cozimento. Uma potência maior significa que os alimentos cozinham mais rapidamente, mas isso também pode aumentar o risco de superaquecimento ou queima. Portanto, escolha um micro-ondas com uma potência que seja adequada para o que você planeja cozinhar;
  • Recursos: muitos micro-ondas têm recursos adicionais, como programas de cozimento pré-definidos, descongelamento automático, grill, etc. Considere quais recursos são importantes para você e verifique se o micro-ondas escolhido os possui;
  • Marca: algumas marcas podem ser mais confiáveis ou oferecer melhor suporte ao cliente. As mais conhecidas são: Philco, Electrolux, Consul, Brastemp e LG. Faça sua pesquisa antes de comprar e escolha uma marca que tenha uma boa reputação no mercado;
  • Preço: verifique o preço e compare com outras opções semelhantes para garantir que está fazendo um bom negócio;
  • Segurança: Verifique se o micro-ondas possui recursos de segurança, como a trava de segurança para crianças e sistema de desligamento automático em caso de superaquecimento.

Receitas fáceis de micro-ondas

Receita de petit gateau no micro-ondas

Ingredientes:

Recheio:

1 xícara (chá) de chocolate meio amargo derretido
4 colheres (sopa) de creme de leite

Massa:

1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
3 ovos
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó químico
Manteiga e farinha de trigo para untar

Modo de preparo:

Para o recheio, misture o chocolate derretido com o creme de leite até ficar homogêneo. Unte e enfarinhe 5 canecas de cerâmica com capacidade para 200ml. Bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado, os ovos, o chocolate, a manteiga e a farinha por 2 minutos. Adicione o fermento e misture com uma colher. Despeje metade da massa até atingir um terço da capacidade das canecas. Disponha 1 colher (sopa) do recheio e cubra com a massa restante até dois terços da capacidade da caneca. Asse 1 caneca por vez no micro-ondas em temperatura média por 3 minutos ou até firmar na lateral e o centro ficar ligeiramente mole.

Receita de omelete de caneca

Ingredientes:

2 ovos inteiros
2 fatias de queijo muçarela picado
2 fatias de presunto picados
1 colher de sopa de cebola
1 colher de sopa de tomate
1 colher de sopa de farinha de trigo
Sal, temperos e salsa e cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes na caneca e bata com um garfo por 2 min. Leve ao micro-ondas de 1 em 1 min até que esteja cozido (aproximadamente 2 min).

Receita de batata chips no micro-ondas

Ingredientes:
1 batata média
Sal e temperos a gosto
Azeite de oliva (opcional)

Modo de Preparo:

Descasque a batata e corte a batata ao meio. Após, corte um dos lados da batata em fatias muito finas, de preferência usando um fatiador de legumes. Quando terminar, coloque as batatas dentro de uma tigela com água gelada e repita o processo com a outra metade. Retire as batatas da água e seque bem todas as fatias com papel toalha. Coloque um papel toalha em um prato e disponha as fatias de batata por cima, sem relar uma na outra. Tempere com sal, os temperos desejados e, se preferir, coloque um pouco de azeite de oliva por cima para intensificar o sabor.

Leve ao micro-ondas em potência máxima por 3 minutos. Vire-as de lado e coloque novamente no micro-ondas, em potência média, por mais 3 minutos. Retire as que estiverem crocantes. Caso ainda hajam fatias moles, repita o processo em potência média por 1 minuto, até ficarem prontas. Sirva!

Onde comprar micro-ondas na promoção?

Agora que você já conheceu 4 razões para ter um micro-ondas e sabe o quanto ele pode te ajudar de forma eficiente na cozinha, chegou a hora de comprar o seu. Na Le Biscuit você encontra diversos modelos e marcas em promoção. Confira e garanta o seu!

Com o cartão Le Biscuit você tem condições de parcelamento especiais. Não há desculpa para não comprar o micro-ondas, que você tanto quer para facilitar sua rotina na cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *