plantas-para-apartamento

Quais são os tipos ideais de plantas para apartamento?

As plantas para apartamento são cada vez mais procuradas. Afinal, trazer a natureza para perto, é uma forma incrível de transformar os ambientes, além de ajudar a relaxar e a ter mais bem-estar físico e mental.

A boa notícia é que essas plantinhas combinam com qualquer estilo e são ótimas para dar aquele “up” na decoração de casa. Além disso, existem espécies que são bem fáceis de cultivar. Ideais para quem não tem muita experiência com jardinagem.

Já está animado para cultivar suas plantinhas? Então confira as dicas espertas que a Le Biscuit separou!

Por que ter plantas dentro de casa?

As plantas são ótimas para transformar qualquer espaço interno. Elas podem aparecer em salas, quartos, escritórios, cozinhas, lavabos e até para transformar rapidamente a decoração de um corredor, por exemplo.

Além dos efeitos estéticos, as plantas trazem benefícios para nossa saúde. Isso porque elas são verdadeiros umidificadores naturais, tornando o ar mais agradável. Assim, são perfeitas para quem tem pessoas alérgicas em casa.

Estar em contato com a natureza também ajuda a relaxar, reduzir a ansiedade e o estresse. As plantinhas, ainda, eliminam as toxinas presentes no ar e podem servir como isolantes térmicos e acústicos.

Ou seja, elas ajudam a deixar sua casa fresquinha e, quando colocadas próximas à portas e janelas, reduzem os barulhos vindos da rua.

E você que pensava que elas apenas deixavam seus espaços mais bonitos, hein?

Como cultivar plantas em apartamento?

Para obter todos os benefícios que as plantas são capazes de trazer, é importante saber como cultivá-las. Embora cada espécie tenha suas particularidades, alguns cuidados gerais podem ser aplicados. Como:

  • escolher a espécie certa, de acordo com o nível de insolação solar e ventilação apresentados no espaço e também da sua disponibilidade para regar e cuidar;
  • sempre regar apenas a terra e não as folhas e fazer isso conferindo o estado de umidade da terra;
  • conhecer sobre as espécies que você cultiva, para entender a necessidade de rega, de luminosidade, de adubação e de replantio;
  • entender que tipo de solo cada planta precisa, principalmente caso você esteja pensando em plantar uma muda ou trocar a plantinha de vaso;
  • não negligenciar a adubação, que deve ser feita de acordo com as características e necessidades da espécie;
  • pensar no tipo de vaso ideal para sua planta, se atentando às necessidades dela, além dos efeitos decorativos desejados;
  • cuidado ao posicionar as plantinhas em locais com corrente de ar e ventos muito intensos (por exemplo nas sacadas e varandas). Muitas espécies podem não resistir e ficar com as folhas queimadas e ressecadas.

Quais as melhores plantas para apartamento?

Agora que você já sabe os cuidados básicos, que tal descobrir as melhores espécies de plantas para apartamento? Veja a seleção que montamos.

Rosa de Pedra

Rosa de Pedra

A Rosa de Pedra ou Echeveria é um tipo de suculenta que faz muito sucesso na decoração de interiores. Ela tem um formato semelhante a uma rosa. Mas, como é uma suculenta, não precisa de tantos cuidados.

A principal dica para manter essa plantinha sempre bonita é regar pouco, somente quando o solo estiver seco.

Em geral, ela se desenvolve melhor quando fica sob o sol. Mas também pode ser cultivada a meia sombra. Por isso, pode ser usada para decorar diversos espaços, inclusive a mesinha de cabeceira.

Existem vários tipos de Echeverias. Alguns mais conhecidos são:

  • Echeveria elegans, também chamada de bola de neve mexicana. Possui rosetas mais apertadas e folhas verdes azuladas ou azuis, com cerca de 10 cm de largura, mas quando bem cuidadas, podem atingir até 30cm. Precisam de boa iluminação e regas moderadas;
  • Echeveria glauca, é um pouco mais díficil de encontrar. Possui rosetas mais fechadinhas e pontudas, além de uma tonalidade verde azulada ou acinzentada.

Lança de São Jorge

Lança de São Jorge 

A Lança de São Jorge é uma das mais conhecidas plantas para ter em apartamento. Ela é super fácil de cuidar, pois exige poucas regas e quase nada de adubação e consegue se desenvolver bem mesmo em espaços com pouca iluminação.

Por isso, se você está em busca de inspirações para decorar o banheiro, a Lança de São Jorge pode ser uma grande aliada.

Ela tem como característica suas folhas verticais e cilíndricas. Pode ser plantada em vasos ou em jardins de pedra, devido a sua grande resistência.

O ideal é que a rega seja feita a cada duas semanas, sem jogar água diretamente nas folhas.

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é parecida com a lança, porém suas folhas são mais abertas. Ela também é perfeita para quem não tem muito tempo, porque é bem fácil de cuidar.

A rega pode ser feita apenas 1 vez por semana no verão e a cada 10 dias no inverno. E, assim como a “irmã”, pode ser cultivada na sombra, pois, apesar de gostar bastante de luz, sobrevive muito bem sem ela.

Além de linda, a planta carrega a crença de fornecer proteção para os espaços. Isso porque ela seria capaz de afastar mau olhados e inveja. Assim, segundo a tradição, o ideal é manter a Espada de São Jorge próxima a porta de entrada de casa, para afastar todas as energias ruins.

Cientificamente falando, a Espada de São Jorge possui outros benefícios além da sua beleza. Afinal, ela, comprovadamente, consegue purificar o ar e filtrar poluentes. Nada mal, não é mesmo?

Samambaia

Outra plantinha clássica para apartamentos é a samambaia. Com sua coloração verde-clara e folhas longas e pendentes, ela fica charmosa em diferentes ambientes. Quem quer um espaço mais aconchegante, pode investir em pendentes de macramê para colocar suas samambaias.

A samambaia tem a vantagem de se adaptar facilmente a vários ambientes, tanto externos como internos, secos ou úmidos, com luz ou sem. Por isso, você pode usá-la na varanda, na sala de estar, no quarto e onde desejar criar um ponto focal.

Outra vantagem é que as samambaias são fáceis de cuidar. Elas só não podem ficar expostas a luz direta do sol e nem em ambientes com vento, porque isso pode queimar as folhas mais jovens. A rega deve ser diária, mas é preciso atenção para não encharcar.

Cactos

Os cactos são as principais escolhas de quem não tem muito tempo e nem habilidade para cuidar de plantas. Afinal, eles dão pouquíssimo trabalho e não precisam de regas constantes, porque são plantas que acumulam água.

O ideal é sempre conferir como está o solo e só regar quando ele estiver bem seco. Outra dica é manter seu cacto em locais bem iluminados, pois eles precisam de, no mínimo, 2 a 3 horas de exposição solar.

Os mini cactos também estão em alta. Como são pequeninos e delicados, eles podem ser usados para decorar praticamente qualquer ambiente. Só que, por terem um tamanho reduzido, precisam de ainda mais atenção em relação à rega, usando pouquinha água.

Begônia

Quer uma espécie de flor para cultivar no apê? A Begônia é perfeita! Lindíssima e delicada, ela fica incrível em vasos para enfeitar mesas e aparadores. E pode também aparecer nas varandas.

Só tome cuidado para deixar suas begônias longe do ar-condicionado e de ambientes pouco iluminados. Como são plantas mais sensíveis, elas não suportam mudanças bruscas de temperatura e nem excesso de água.

A rega deve ser feita a cada 4 dias, colocando a água sempre na terra, com o cuidado de manter as raízes úmidas. Não molhe as folhas e nem as flores! Nos dias de muito calor, a rega pode ser feita com mais frequência. Vá sempre checando o solo e tente deixá-lo úmido.

Zamioculca

Tem um lugar na sua casa que você quer decorar, mas que não bate sol? Use a Zamioculca e leve mais vida para esse cantinho!

Essa planta tem um brilho intenso na folhagem e consegue trazer um destaque incrível para diversos espaços, como corredores, halls de entrada, living e até banheiros ou lavabos.

Além disso, cuidar da Zamioculca não é nada complicado. Ela precisa de poucas regas, entre 1 a 2 vezes por semana. É importante nunca deixar a planta encharcada.

O solo deve se manter úmido, por isso, vá checando para saber se já está na hora de regar de novo. Se você estiver regando demais, sua Zamioculca ficará com as folhas amareladas e a raiz começará a apodrecer.

Orquídeas

Quem ama plantas bonitas, coloridas e delicadas, pode investir nas orquídeas. Elas podem facilmente ser mantidas dentro de casa, desde que você as coloque em um local com iluminação amena.

O ideal é deixá-las próxima a uma janela que receba sol pela manhã e depois das 16h. Se não for possível, escolha um local entre 1 a 2 metros de distância do sol. Por exemplo, uma janela envidraçada ou porta de vidro por onde o sol bata por muitas horas. Aí é só deixar sua plantinha um pouquinho mais afastada.

As cortinas também ajudam a filtrar o sol, então, você pode posicionar sua orquídea próxima a uma janela com cortina, caso a luz solar bata de forma mais intensa.

Outro ponto importante é com o vento. Quem mora em andares elevados, deve evitar deixar as orquídeas em locais com correntes de ar, como nas varandas abertas.

As regas devem ser feitas, preferencialmente, pela manhã. Porque as orquídeas não usam água à noite e, aí, aumentam as chances de fungos. Outro ponto é em relação à quantidade de rega. Sempre coloque o dedo no substrato e só molhe quando ele estiver mais sequinho.

Cróton

O Cróton tem um aspecto bem marcante, com suas folhas grandes e coloridas que podem ter tons de verde, amarelo, roxo, vermelho ou rosa, em tamanhos distintos. Essa é uma planta muito usada no paisagismo brasileiro, porque é bastante bonita, fácil de cuidar e se adapta super bem ao nosso clima.

A cor da folhagem depende do quanto de sol a plantinha irá receber. Por isso, se você quer uma Cróton mais colorida e menos verdinha, deixe-a próxima a uma janela.

Evite locais com ar condicionado ou com ventos muito fortes e constantes, pois ela não irá sobreviver.

Outra dica é manter o substrato sempre úmido, mas não encharcado. A rega pode ser feita todos os dias ou a cada 2 dias, sem exagerar na quantidade de água.

Clorofito

clorofito

Que tal uma plantinha que ajude a decorar e, ao mesmo tempo, cuide da sua saúde e da sua família? Esse é o Clorofito!

Ele consegue purificar o ar nos ambientes domésticos, eliminando as substâncias ruins. Por isso, é uma das espécies mais usadas para decorar quartos.

Quem mora em cidades mais quentes, também pode apostar no Clorofito, porque ele se adapta bem a esse clima. Como não exige muita luz, pode ficar em ambientes internos que não são tão bem iluminados.

A rega deve ser feita, no mínimo, 2 vezes na semana nos meses de verão e de 2 a 3 vezes no inverno, que é um período mais seco.

Violetas

As violetas são flores clássicas e muito bonitas, que também podem ser cultivadas em apartamentos. Desde que, claro, você tome os cuidados certos.

O primeiro passo é a escolha do vaso, optando por modelos com boa drenagem. O substrato também deve ser adequado às necessidades da espécie e as regas devem ser feitas diariamente, com pouca quantidade de água. Evite molhar as folhas.

As violetas gostam de luz, mas não podem receber os raios solares diretamente, porque eles podem queimar sua plantinha. O ideal é apostar em locais com meia sombra ou que tenham filtragem, como próximos a cortinas.

Além disso, as violetas gostam de temperaturas amenas. Quem mora em regiões mais quentes, precisará redobrar a atenção com as regas.

Costela de Adão

A Costela de Adão virou uma verdadeira “febre” na decoração de interiores. Ela é uma folhagem lindíssima e que pode decorar várias partes do seu apê.

O ideal é regar a sua plantinha 1 vez por semana. Nos dias de calor intenso, você pode aumentar para 2 vezes por semana. Só que cuidado com o excesso, especialmente na raiz. Então sempre confira se o solo está bem drenado.

Durante a primavera e o verão, época de crescimento da Costela de Adão, a dica é nebulizar as folhas regularmente para reproduzir a umidade do seu habitat natural.

Em relação à iluminação, essa planta prefere luz indireta, porém consegue se adaptar a níveis mais baixos de luminosidade. Evite expor a plantinha a luz direta, porque pode queimar suas folhas. O ideal é colocá-la próxima a uma janela, mas sem exposição direta.

Lírio da Paz

O Lírio da Paz é uma planta lindíssima e que pode decorar quartos e salas. Para ficar sempre bonito, é importante manter o solo úmido, mas não encharcado, com 3 a 4 regas semanais.

Nos períodos mais úmidos, é só conferir se o solo está ou não precisando de água. Nos dias mais quentes, você pode borrifar água nas folhas.

A iluminação é outro ponto chave. A dica de ouro para lindos lírios é deixá-los em locais bem iluminados, mas longe dos raios solares, porque o excesso de sol pode queimar e matar sua plantinha.

Viu só, quantas ideias de plantas para apartamento? Conhecendo um pouquinho mais sobre cada espécie, fica fácil definir a que se adapte ao seu espaço, estilo decorativo e disponibilidade para os cuidados que as plantas precisam.

Que tal aproveitar e montar uma hortinha no seu apê? Confira as dicas que separamos e leve ainda mais sabor às suas receitas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *