Como usar o planner? Confira dicas e comece 2024 com organização

Se você é uma pessoa que gosta de se planejar para o futuro, precisa saber como usar o planner para tornar a sua organização ainda melhor. Com várias opções de modelos, cores, formas e tamanhos, os planners se tornaram uma febre entre as pessoas organizadas, que encontraram nele um ótimo aliado.

Usando um planner é possível organizar tarefas de casa, do trabalho, da faculdade e entre muitas outras áreas. Basta começar a usar para perceber que ele é indispensável na sua vida.

Pensando em te ajudar a se organizar melhor, trouxemos algumas dicas de como usar o planner e começar 2024 com muitos objetivos planejados.

O que é um Planner?

Bloco Planner Chies Mensal Style Le Botânica Cactos 24 Folhas 34x24cm
Bloco Planner Mensal Cactos

Basicamente, o planner é uma ferramenta muito útil de planejamento e organização, com vários recursos para fazer anotações. Nele é possível anotar objetivos, viagens, tarefas, metas, compromissos, reuniões e tudo mais que você precisar.

Seu formato pode variar conforme marca e sua pretensão, podendo ser pequeno como um caderno, ou grande como um quadro.

Diferença entre planner e agenda

Para saber como usar o planner é importante não confundí-lo com uma agenda, pois apesar de semelhantes, eles possuem algumas diferenças bem marcantes. A agenda é normalmente usada para programar compromissos do cotidiano, como horário de reuniões com clientes ou roteiro do dia, por exemplo.

Já o planner, além de cumprir a mesma função, ele entrega outros recursos de planejamento, que são úteis em várias situações do dia, semana, mês e ano.

Quais são os tipos de planner

Planner Executivo Grampeado Cambridge 2024 - Tilibra
Planner Executivo Tilibra 2024

Antes de aprender como usar o planner, vamos conhecer quais são os tipos de planner disponíveis no mercado, de acordo com cada necessidade.

Os tipos de planners mais comuns são os impressos, disponíveis em diversas cores, tipos e tamanhos. Os modelos mais simples, possuem espaços para anotações curtas, já os mais completos possuem diversos campos para as mais diversas programações.

Outro modelo de planner que também vem sendo amplamente utilizado, é o digital, por meio de algum programa ou site.

Dicas de como usar um planner

Através do planner, é possível, não apenas planejar os compromissos e tarefas do dia, mas como também as metas de médio e longo prazo. Por isso, ao adquirir um modelo mais completo, encontramos campos a mais para inserir outras informações.

Há também a possibilidade de comprar planners que sejam mensais, semanais e diários, cada um deles, com espaço para algo em específico.

Planner Mensal

O primeiro passo sobre como usar o planner mensal, é pensar em tudo o que será realizado dentro daquele mês. Procure anotar algumas metas, identifique tarefas relacionadas a essas metas e faça uma lista. Depois, distribua tudo dentro daquele espaço de tempo.

Além das metas, aproveite e anote todos os compromissos como aniversários, consultas, shows e eventos. Assim, você não corre o risco de esquecer tarefa alguma.

Planner semanal

O planner semanal costuma ter mais detalhes, mas é fundamental para que todas as metas e objetivos propostos sejam atingidos. Pois é ele que guiará e lembrará todos os passos que devem ser cometidos para o atingimento das metas.

Suponhamos que você pretende alimentar suas redes sociais com conteúdos novos todos os dias, então, no planner você encontrará atividades como gravação, edição, agendamento e publicação do conteúdo, por exemplo.

Use esse exemplo, para todas as suas metas e divida as tarefas ao longo da semana, para que seu objetivo seja atingido naquele prazo.

Planner diário

Por fim, muitas vezes esquecemos de atividades básicas que ocupam tempo, como cuidados com a casa. E justamente pela falta de organização, acabam tomando mais tempo do que devem. Por isso, que com o planner diário, você consegue se planejar para que até mesmo uma atividade simples, como limpar a casa, por exemplo, ocorra de forma ajustada no tempo esperado.

Além disso, o planner diário também serve para alinhar as tarefas da programação semanal. Procure listar todos os compromissos de cada dia, para que assim fique mais fácil de cumprir com tudo.

Veja também: Caderno inteligente ou fichário: entenda a diferença!

Compre itens de papelaria na Le Biscuit!

Agora que você já sabe tudo sobre um planner, aposte em artigos de papelaria como canetas coloridas, canetas marca-texto, post-its e muito mais, para deixar todas as suas anotações devidamente identificadas.

Aproveite também as ofertas de Volta às Aulas Le Biscuit e participe da promoção “Volta às aulas Disney é na Le Biscuit. Compre a partir de R$99 em material escolar, incluindo um produto Disney, Pixar ou Marvel e ganhe um brinde exclusivo. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *