Luminária para quarto: veja os 13 principais tipos

Mesmo quem gosta de dormir na total escuridão sabe como ter um pouco de luz pode fazer toda a diferença no cômodo. Uma leitura antes de dormir e o home office precisam de iluminação para conseguir raciocinar corretamente. Por isso, uma luminária para quarto pode fazer toda a diferença no conforto, além de ajudar na organização. 

Além da parte estética, a luminária para quarto oferece pontos de luz em locais necessários a quem está no cômodo. Entenda como usar o item, além de 5 modelos incríveis para sua casa!   

Luminária para quarto: quais são são os principais tipos?  

Antes de tudo, é preciso entender que a luminária para quarto é um ítem que, nos últimos anos, tem se tornado bastante desejado na decoração de quartos.  

Uma luminária, por meio de uma lâmpada, insere luz em um determinado cômodo. Ela pode oferecer uma luz difusa, como a iluminação tradicional de um quarto, ou em apenas um ponto específico.  

No geral, a luminária pode se classificar de três formas:    

  • Luminária de pé: apoia-se no chão;  
  • Luminária de mesa: deve ser colocada em cima de algum móvel;  
  • Luminária de teto: é fixada ao teto.  

Confira 13 principais tipos de luminária para quarto:  

1. Abajur  

O abajur é o tipo de luminária para quarto mais tradicional. Ele costuma ter um bocal para encaixe da lâmpada, além de uma espécie de cúpula (o abajur em si) que diminui a incidência de luz. Assim, o modelo só ilumina o que está por baixo dele e uma pequena área ao redor.  

Embora tenha sido inventado no século XVI, na França, o abajur faz muito sucesso até hoje. Há modelos mais modernos, contudo seu formato traz um ar mais formal para o ambiente.  

2. Arandela 

A arandela é um tipo de luminária para quarto que proporciona uma iluminação indireta, bem diferente do que costumamos ver em iluminação para quartos. No modelo tradicional, seu suporte fica preso à parede e lembra a iluminação de um poste. Já o mais moderno parece um cubo, e a luz sai tanto da parte inferior quanto da superior.  

Além dos diferentes tipos de modelo, a arandela também pode ser encontrada em uma infinidade de materiais — cada um deles oferece um efeito distinto na iluminação. Portanto, vale a pena fazer uma boa pesquisa para encontrar o efeito ideal para o seu quarto. 

3. Luminária Embutida  

Perfeita para quem deseja deixar o quarto mais minimalista, a luminária embutida atua como um pequeno ponto de luz comumente colocado no teto. Um quarto costuma ter mais de um, já que seu poder de iluminação é baixo. Ela também serve para colocar o foco em um determinado objeto ou espaço do cômodo.  

No geral, a luminária em si nem aparece: ela costuma ser colocada no forro, portanto só conseguimos ver sua luz. Mesmo quando há várias no espaço, sua luz costuma ser tímida. Portanto, é uma boa opção para quem deseja uma iluminação mais aconchegante e, ao mesmo tempo, elegante. 

4. Lustre  

Embora não seja muito comum em quartos, a luminária lustre traz um efeito glamouroso para quem deseja uma iluminação difusa. Ele traz um efeito de luxo e rouba toda a atenção do cômodo, principalmente quando feito de vidro e cristais.  

Por ser pesado e chamativo, o lustre precisa ser colocado em um local com decoração mais minimalista. Além disso, tenha certeza de que a estrutura do teto é capaz de suportar o peso do modelo.   

Outra característica importante é que a iluminação do lustre não costuma ser muito forte. Isso porque, independentemente do design, ele privilegia o lado estético à potência da luz.  

5. Pendente  

Facilmente confundida com um lustre, a luminária pendente se diferencia por ser colocada logo acima de um móvel, criando um pequeno foco de luz. Além do mais, o lustre costuma ter ramificações para diferentes lâmpadas, enquanto a pendente tem apenas uma.  

Os suportes trazem diferentes efeitos para uma lâmpada pendente. Os de material fosco deixam a iluminação mais focada, enquanto os translúcidos permitem que ela se espalhe de maneira difusa.  

6. Luminária Foco dirigível 

Feita para mesas, a luminária de foco dirigível. Diferentemente dos outros modelos, aqui é possível customizar seu foco de luz, ou seja, você pode direcionar a cúpula para iluminar melhor o objeto desejado.  

A luminária de foco dirigível é uma ótima opção para quem gosta de ler antes de dormir e, principalmente, tem um espaço de home office dentro do quarto. Portanto, se a intenção for iluminar o cômodo no geral, essa não é a melhor alternativa. 

7. Luminária De chão 

A luminária de chão tem duas funções no quarto. A primeira é fornecer luz difusa (abajur) ou focada; a segunda, de contribuir com a decoração por seu estilo inusitado de iluminar. 

Ao contrário do que o nome possa dar a entender, ela não é embutida ou colada no chão, e sim apoiada nele. Seus diferentes formatos permitem essa variação de iluminação.  

8. Luminária Decorativa 

Luminárias não precisam ser apenas funcionais. Modelos bonitos e que tenham a ver com a decoração do vão deixar seu cômodo ainda mais bonito. As luminárias decorativas vêm com esse objetivo: sua iluminação não é tão funcional, mas compensam com lâmpadas diferentes (podem ser estilo pisca-pisca) e efeitos únicos. 

Ideal também para usar os momentos de leitura. Nesse caso, escolha as com luz amarela, que não cansam os olhos. Além disso, cúpulas cilíndricas ou cônicas ajudam a estudar por várias horas.

Lei também: 

Dicas para organizar os estudos em casa

9. Luminária De presilha 

Esse modelo de luminária conta com uma presilha para permitir que ele fique preso na borda de uma mesa, na cabeceira da cama ou numa estante. Ajuda na leitura antes de dormir, a iluminar algum objeto de decoração ou criar um ponto indireto de luz no quarto.  

10. Luminária Articulada 

Com aspecto industrial, seu corpo é feito de metal e articulado. Isso permite que a iluminação fique mais próxima ou distante, dependendo do seu desejo. É também ótima para leituras e, ao mesmo tempo, faz toda a diferença na decoração com seu aspecto vintage. Além disso, ajudam no foco e na concentração porque oferecem luz direta. 

11. Luminária Plafon 

De teto, o plafon é um tipo de iluminária bem específico: caracteriza-se por direcionar a luz para cima, que bate na superfície e se espalha pelo ambiente de maneira difusa. Pode ser usada na casa inteira. Seu toque decorativo é interessante e minimalista — aqui, quem faz o efeito decorativo é a luz. 

Um detalhe importante é que sua iluminação é bem difusa. Se você deseja iluminar o quarto por inteiro, precisa complementar com outros tipos de luminária para garantir mais nitidez. 

12. Luminária Spot 

Quer deixar o seu quarto parecendo um cenário de televisão? Então, o spot é a luminária ideal! Os spots são pequenos focos de luz. Os de trilho, por exemplo, lembram luminárias de estúdio, mas com uma potência muito menor para deixar a iluminação mais confortável. 

Há também o spot embutido, que traz esse mesmo efeito de iluminação televisiva ou teatral, mas sem que a luminária em si fique aparente. 

No geral, os spots funcionam como iluminação complementar — principalmente em cômodos maiores, como a sala que precisam de luzes mais potentes. No quarto elas proporcionam mais conforto e aconchego. 

13. Luminária Up-light 

O up-light é um tipo de luminária que funciona de maneira parecida ao refletor (utilizada em ambientes externos, por ser extremamente potente). Sua incidência é menor, o que permite ser utilizado em cômodos mais aconchegantes. 

O up-light deve ser colocado no chão e direcionado para um ambiente específico. Funciona como a famosa luminária do Batman, ou seja, um feixe de luz direcionado para algum lugar. Produz efeitos interessantes para quem deseja uma iluminação fora do comum. 

Como escolher a luminária ideal para seu quarto? 

Imagem quarto de casal com luminária led

Agora que você já conhece os diferentes tipos e modelos de luminária para quarto, veja como escolher a mais adequada para o seu cômodo. 

Lembre-se de que há dois tipos de iluminação: 

  1. A primeira é a geral, que será útil para deixar acesa em momentos de limpeza, circulando pelo quarto ou arrumando uma mala. 
  2. Já a segunda iluminação é a noturna, que costuma ficar ligada quando o morador está dormindo e não deseja deixar o cômodo na escuridão total. Nesse caso, é importante lembrar que, se houver mais de uma pessoa no quarto, elas podem fazer coisas diferentes e, portanto, precisar de luminárias diferentes. 

Nesse último caso, o ideal é contar com uma luminária de luz focal. Assim, se uma pessoa quiser dormir e a outra ler, um abajur ou de foco dirigível proporciona conforto aos dois.  

Para o quarto de bebê, prefira luminária cúpula fosca 

Quando o quarto é de bebê, a preocupação com a luminária para quarto é em dobro. Afinal, qualquer iluminação inadequada pode atrapalhar o sono da criança. O ideal, portanto, é escolher um abajur de cúpula fosca, que não permite que a luz atravesse sua superfície. Portanto, ela sairá por cima ou por baixo. 

Já quando o assunto é lâmpada, as mais indicadas são a amarela e a de LED com intensidade baixa. Ambas garantem conforto visual e não deixam a criança agitada. 

Para quem não deseja luz geral, use uma luminária de chão 

Uma luminária de chão com o bocal da cúpula voltado para cima faz com que a luz bata no teto e se espalhe pelo cômodo de maneira confortável. É uma escolha interessante para quem deseja reformar o quarto sem fazer obras. 

Respeite o tamanho do cômodo ao escolher a luminária

Quartos pequenos não combinam com luminárias grandes. Elas podem causar uma sensação de “aperto” e atrapalhar a circulação no ambiente.  

O ideal é que spots tenham uma distância de 1,5 m entre si. Já um quarto de 3×3 m pode contar com uma luminária decorativa de 50 cm.  

Decoração e iluminação Le Biscuit

Independentemente do estilo, é preciso que a luminária para quarto combine com a decoração. Um estilo mais contemporâneo pode combinar com uma pendente, enquanto o minimalista é mais de acordo com um abajur de tamanho menor. Como há uma grande diversidade de modelos, não será difícil de encontrar um modelo que combine com seu cômodo. Na Le Biscuit você encontra diversos itens de decoração e iluminação confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *