tapete para decoração

10 dicas para quem quer usar tapetes de decoração

Adicione um tapete a um cômodo que não tenha emoção e problema resolvido. Truques simples, pontos estratégicos e cuidados especiais. Decorar a casa com tapetes nunca foi tão fácil!

Embora não haja um motivo especial para decorar com um tapete, existem muitas outras razões igualmente atraentes. Por exemplo, você pode até dizer que completa uma sala ao amarrar visualmente todas as peças diferentes. Um tapete pode ancorar um cômodo, defini-lo, adicionar calor e ajudar a criar uma camada de decoração de um ambiente. 

Há várias maneiras de decorar com um tapete, mas começaremos com dez delas: 

Use tapetes para definir áreas 

Use um tapete para definir ou separar espaços, como áreas de estar ou de jantar. Ou seja, isso é especialmente útil em apartamentos pequenos ou salas maiores que precisam de definição. 

Crie variedade 

Você pode usar tapetes para criar variedade em um espaço. Quando você usa dois tapetes em uma sala, esteja ciente de que se tiverem o mesmo tamanho podem cortar visualmente a sala em duas. Então, use peças de tamanhos diferentes para criar uma sensação de variedade. 

Crie harmonia 

Ao usar mais de um tapete, é melhor que eles se complementem no estilo. Do contrário, você pode ter um efeito desagradável ou chocante. Muitos padrões “conflitantes” em uma sala eliminarão qualquer senso de harmonia. 

Obtenha ideias para um esquema de cores 

Use um tapete favorito como base para o esquema de cores em uma sala. Por outro lado, se você adicionar depois de colocar seus móveis no lugar, você pode usar o tapete para realçar ou amarrar com as cores existentes. 

Controle o volume 

Use um tapete para acalmar visualmente uma sala ou aumentar o volume conforme necessário. Se o seu estofamento ou pintura do ambiente tiver um padrão ornamentado, escolha um tapete mais sutil. Quando as paredes e os estofados são bastante suaves, você pode tentar um padrão mais movimentado ou cores mais fortes para adicionar mais interesse ao ambiente. 

Crie um ponto focal

Use um tapete como ponto focal de sua sala, pois eles podem causar um grande impacto. Para fazer isso, você pode criar contraste pintando suas paredes com uma tonalidade que ecoa uma das cores de destaque do seu tapete. 

Vista uma parede 

Use um tapete como decoração de parede como outra forma de exibi-lo ou para criar um ponto focal. O resultado é incrível!

Brinque com as formas 

Não presuma que um tapete tem que ser um retângulo. Deixe a forma como você agrupa seus móveis ditar o formato dele. Tente descobrir qual ficaria melhor e, em seguida, escolha um quadrado, redondo ou oval, se isso parecer complementar a sua disposição de móveis melhor do que uma retangular. 

Certifique-se de obter o tamanho certo 

Ao comprar um tapete do tamanho da sala, subtraia 1 metro do comprimento e da largura da sala. Deixar o chão descoberto nas bordas faz com que o ambiente pareça um pouco maior. Ao colocar um tapete sob a mesa de jantar, deixe distante pelo menos 60cm da borda da mesa para todos os lados. Isso permite que as pernas traseiras das cadeiras fiquem no tapete, mesmo quando puxadas para permitir que alguém se sente.

Atualizar uma sala 

Troque tapetes e almofadas para atualizar um ambiente para a mudança das estações ou como uma forma de apresentar novas tendências de cores. A gente sempre reforça essa dica pra você aqui no Blog!

Dica bônus do Blog da Le 

Cubra áreas de alto tráfego 

Certifique-se de que todas as áreas de tráfego intenso estão totalmente cobertas pelo tapete que você escolher. Quando as pessoas estão passando, elas não devem ter um pé no tapete e um pé fora. É estranho, desconfortável e pode levar a padrões de desgaste incomuns no tapete e no piso. 

Não tenha medo de cores e padrões 

Os tapetes da área são uma ótima maneira de injetar alegria e diversão no ambiente, então adote cores e padrões. Existem muitas opções baratas disponíveis, então se você decidir que não gosta depois de alguns anos, é fácil mudar. 

Saiba como limpá-lo 

Certifique-se de verificar as instruções de limpeza em qualquer tapete antes de comprá-lo. Os tapetes de sisal, de juta e outras fibras naturais são baratos, mas não podem ser limpos. Portanto, talvez seja necessário substituí-los se houver um grande derramamento. Pese seu orçamento e suas opções antes de comprar. 

Viu só? Aqui na Le tem tudo pra você decorar sua casa! Passe na loja mais perto ou peça pelo site e app e receba onde estiver.

Foto de capa: Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *