Tipos de cooktop e qual comprar

Há algum tempo, os cooktops estão em alta na decoração. Práticos e muito bonitos, eles ajudam a economizar espaço na bancada, ao mesmo tempo que trazem um ar moderno às cozinhas. Mas com tantos tipos de cooktop, qual comprar?

Para lhe ajudar, a Le Biscuit montou este conteúdo completo, com todas as dicas e informações que você precisa. Confira!

Qual a diferença entre cooktop e fogão?

E é impossível cozinhar sem um cooktop ou fogão, não é mesmo? Mas você sabe qual é a diferença entre cada um deles? Veja em detalhes e entenda qual funciona melhor para a sua realidade.

Fogão

Fogão 4 Bocas Preto

O fogão é um eletrodoméstico convencional e o mais usado pela maioria dos brasileiros. Ele é perfeito para aquelas cozinhas sem móveis planejados, porque dispensa a necessidade de ser encaixado em uma bancada.

Existem vários modelos, desde o tradicional com pezinho, até os mais modernos de embutir. A principal diferença e vantagem do fogão para o cooktop é que o fogão conta com os queimadores e o forno. Além de ter opções de 4, 5 e até 6 bocas. Assim, ele acaba sendo mais econômico e perfeito para famílias maiores.

Cooktop

Cooktop 4 bocas

O cooktop é uma peça que conta apenas com os queimadores. Ele é instalado sobre a bancada e ajuda a otimizar espaço. Porque você pode criar uma torre quente para instalar o forno, melhorando a disposição da sua cozinha.

Além disso, também é possível instalar o cooktop em uma ilha. Essa é uma versão moderna e conta com opções de 1, 4 e até 6 bocas.

Qual escolher: cooktop ou fogão?

Escolher entre o cooktop ou fogão depende muito das suas necessidades e das características da sua cozinha.

Se você deseja um ambiente mais moderno e funcional, o cooktop pode ser um aliado. Pois, ele dispensa a necessidade de usar o espaço logo abaixo para o fogão. É possível transferí-lo para uma ilha quente, otimizando melhor a área da cozinha.

Mas se o orçamento está curto e não der para investir devido aos custos de instalação e etc., prefira um fogão convencional. Porque com o preço de um só item, você já terá os queimadores e o forno, otimizando o orçamento.

Quais as vantagens e desvantagens do cooktop?

Ainda não tem certeza se o cooktop é ideal para você? As principais vantagens que ele oferece são:

  • tem um aspecto mais moderno;
  • ajuda a otimizar espaço;
  • pode ser instalado em bancadas ou ilhas;
  • é possível encontrar diferentes modelos, que funcionam de várias formas.

A principal desvantagem é que o cooktop tem apenas os queimadores, portanto você terá que comprar um fogão separado caso necessite de um formo para o preparo de alimentos.

Quais os tipos de cooktop?

Existem vários tipos de cooktops, que funcionam de maneiras distintas. Para saber qual comprar, é preciso entender as diferenças entre eles. Veja abaixo os tipos de cooktop disponíveis no mercado:

Cooktop a gás

Esse é o tipo de cooktop mais comum. Ele tem um funcionamento bem parecido ao fogão à gás tradicional (gás de cozinha). A principal vantagem é o preço mais baixo. Além disso, não há restrições em relação à panela. Ou seja, você pode usar qualquer uma, inclusive as que já têm em casa.

Cooktop elétrico

Esse tipo de cooktop funciona conectado à rede elétrica. A eletricidade ativa a resistência que gera calor para cozinhar.

A principal vantagem é o design mais clean, porque esse cooktop tem a superfície lisa, o que, inclusive, facilita na hora da limpeza.

Esta opção é ideal para quem quer algo prático, porque é possível aquecer os alimentos mais rapidamente e ter um controle preciso de temperatura.

Contudo, é preciso usar panelas com fundo reto e proteção reforçada. Também é muito importante procurar por cooktops com classificação energética A, para garantir um baixo consumo de energia.

Cooktop por indução

O Cooktop por indução é parecido com o cooktop elétrico, já que também precisa ficar ligado à rede de energia. Porém é uma versão mais moderna e segura.

O modelo funciona por meio de um campo eletromagnético que aquece os alimentos. O campo apenas é ativado quando a panela certa é colocada sobre o cooktop. Ao retirar a panela, ele cessa imediatamente.

Isso traz muito mais segurança durante o uso, especialmente porque a superfície esfria mais rápido, evitando possíveis queimaduras e acidentes.

Contudo, o modelo tem um custo mais elevado e exige panelas especiais, com fundo magnético.

Cooktops por tipo de material

Além do modo de funcionamento, os diferentes tipos de cooktop ainda podem variar em relação ao material do qual são produzidos.

Veja os principais tipos de cooktop de acordo com o material:

  • cooktop vitrocerâmico: tem um acabamento moderno, com controle digital e funcionamento por indução, sendo muito prático de limpar;
  • cooktop inox: é um acabamento resistente e também é fácil de limpar, trazendo uma sensação moderna à sua cozinha;
  • cooktop de vidro: tem acabamento semelhante a um fogão tradicional, sendo muito resistente.

E agora, qual cooktop comprar?

Não existe um tipo de cooktop que seja melhor que o outro. A escolha sobre qual comprar deve ser feita considerando suas preferências e do quanto você está disposto a investir.

Se o orçamento está mais apertado, o cooktop a gás é uma ótima escolha. Além de ter um custo menor, ele também dispensa a necessidade da compra de panelas especiais. Então você pode aproveitar as que já têm em casa.

Porém, se você deseja algo mais tecnológico e seguro, o cooktop por indução é mais indicado. Ele é ótimo para você ter um controle preciso da temperatura e também oferece mais segurança, o que é excelente para quem tem crianças em casa, por exemplo.

O cooktop elétrico une benefícios dos dois modelos. Ele não é tão caro como o modelo por indução e é mais moderno que o gás. Oferece bom controle de temperatura e tem um design bastante moderno.

Em relação aos materiais, considere o que combina melhor com a sua cozinha e o que traz mais praticidade de manutenção dentro da sua rotina.

Número de bocas cooktop

Não se esqueça de pensar no número de bocas ideal. Isso depende da quantidade de pessoas na sua família e do quanto você cozinha regularmente.

Se você precisa fazer muitos alimentos ao mesmo tempo, prefira modelos com mais bocas, como de 5 ou 6. Já para quem vive sozinho, cozinha pouco ou tem uma família, os modelos de 3 ou 4 bocas são perfeitos.

É claro que essa escolha também precisa considerar o espaço disponível na sua cozinha.

Onde comprar cooktop?

Depois de conhecer melhor os diferentes tipos de cooktop, ficou mais fácil escolher o ideal. Na Le Biscuit você conta com tudo o que você precisa para equipar a sua cozinha, desde eletrodomésticos até conjuntos de panela, para uma cozinha linda, moderna e funcional. Acesse o site da loja e confira também as opções de cooktop para comprar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *