A geladeira é um dos eletrodomésticos mais indispensáveis em qualquer residência. Por isso, é preciso atenção na escolha, assegurando que o investimento trará o retorno esperado. Para lhe ajudar na escolha deste item, a Le Biscuit trouxe 6 dicas do que você precisa saber antes de comprar uma nova geladeira e evitar que se arrependa da compra. Confira!
6 dicas do que você precisa saber antes de comprar uma nova geladeira
Mais do que um design bacana, a geladeira precisa cumprir uma série de requisitos técnicos, garantindo que o modelo é ideal para o tamanho da sua família, o espaço disponível na sua cozinha e a sua rotina.
Veja os pontos mais importantes a serem analisados.
1- Tamanho e capacidade
O primeiro ponto é escolher uma geladeira com capacidade adequada ao tamanho da sua família e suas necessidades de armazenamento de alimentos. O consumo e a frequência de compras também impactam nessa decisão.
Quem mora sozinho ou casais que não fazem muitas refeições em casa, podem investir em tamanhos menores, de até 300 litros. Já uma família de até 4 pessoas, deve preferir os modelos de até 400 litros.
Se a sua família é maior ou vocês costumam armazenar muitos alimentos, por exemplo fazendo apenas uma compra por mês, prefira os modelos com mais de 500 litros.
A geladeira side by side é um modelo com capacidade maior. Contudo, lembre-se que, quanto maior a capacidade, maior, também, o tamanho. Por isso, meça antes o espaço disponível na sua cozinha, para não correr o risco de o refrigerador não caber na área programada.
2- Modelo
Há inúmeros modelos de geladeiras e a escolha dependerá das suas preferências.
Se você mora sozinho e quase não compra itens congelados, pode optar pelas versões mais simples, de 1 porta com congelador.
Para casais e famílias, as opções duplex são as mais buscadas. Ou seja, com freezer e refrigerador. Você encontra a geladeira duplex tradicional, com refrigerador embaixo e freezer em cima, e a inverse, na qual o freezer fica embaixo e o refrigerador na parte de cima. A diferença está apenas no conforto.
A geladeira inverse tem o freezer na parte inferior e o refrigerador na parte superior
Caso queira investir nos modelos maiores, há a side by side, com uma porta ao lado da outra (sendo uma para o refrigerador e outra para o freezer) e a french door (com três portas, sendo duas para o refrigerador e um gavetão para o freezer).
Também existem modelos que já contam com o dispenser de água na porta.
3- Tipo de degelo
Essa é uma informação muito importante, capaz de trazer mais praticidade para o seu dia a dia.
Os refrigeradores comuns são aqueles nos quais você precisa fazer o degelo manualmente, desligando o aparelho da tomada.
O degelo seco ou semiautomático é parecida com a manual, porém você não precisa tirar o equipamento da tomada para descongelar, basta apertar um botão e a água descongelada vai para um compartimento específico.
A cycle defrost precisa do degelo, contudo, ele pode ser feito apenas duas vezes ao ano.
E a frost free é a que não precisa fazer o degelo, porque não há acúmulo de gelo no interior do freezer. É o modelo mais prático de todos, mas também tem o custo mais alto e consome mais energia.
4- Consumo de energia
Na hora de escolher sua nova geladeira, a dica é ficar de olho no selo Procel. Porque ele indica quais equipamentos são mais eficientes energeticamente. O ideal é optar por aqueles com a classificação A.
Além disso, também existem algumas tecnologias que ajudam a geladeira a consumir menos energia. Como é o caso do modelo inverter (não confunda com a inverse, que já citamos neste conteúdo).
A tecnologia inverter faz com que o motor funcione de maneira otimizada. Na prática, ele faz a geladeira gelar mais rápido e mantém o compressor funcionando constantemente, com fluxo de energia controlado, evitando os picos de liga e desliga, que consomem mais energia.
Essa geladeira também é mais silenciosa.
5- Recursos adicionais
Algumas geladeiras contam com recursos extras que podem ser mais ou menos interessantes dependendo da sua rotina, como:
- modo festa para gelar bebidas mais rápido;
- alerta de porta aberta;
- painel externo para escolha de funções pré-programadas;
- prateleiras removíveis para você organizar internamente como preferir;
- inteligência artificial e conectividade, para você integrar a geladeira a outros dispositivos inteligentes na sua casa.
6- Preço
Com tantos modelos e opções, é claro, o preço das geladeiras também varia bastante. As mais simples podem ser encontradas em torno de R$ 1500, já as maiores e com mais funções podem chegar a custar mais de R$ 6000.
Onde comprar geladeira em promoção:
Depois de descobrir o que você precisa saber antes de comprar uma nova geladeira, que tal encontrar ótimos modelos e marcas em promoção?
No Queimão Le Biscuit, você encontra uma grande variedade, com preços impressionantes e frete grátis para a Bahia. Confira!