O que é geladeira Frost Free?

Comprar eletrodomésticos não é uma tarefa fáil e pode gerar diversas dúvidas. Afinal, esses são aparelhos feitos para durar muito tempo. Sendo assim, é preciso acertar na escolha. Por exemplo, você sabe o que é geladeira Frost Free?

Esse é um dos equipamentos básicos em qualquer cozinha. Sendo assim, vale a pena entender um pouco mais sobre a tecnologia que evita a formação de gelo em seu interior, resultando em diversos benefícios.

Acompanhe a leitura para esclarecer as principais dúvidas sobre esse tema!

O que é geladeira Frost Free?

Geladeira Consul Frost Free CRM39AB Duplex com Prateleiras Altura Flex 340L
Geladeira Consul Frost Free Duplex

A tecnologia Frost Free é conhecida por estar presente em geladeiras modernas, que não precisam ser descongeladas manualmente. Essa era uma tarefa manual e demorada, que foi deixada de lado.

Contudo, mais especificamente, podemos dizer que esse é um sistema de refrigeração que tem como objetivo evitar a formação de gelo no interior do aparelho.

Ele funciona por meio de um ventilador que circula o ar frio no interior da geladeira e do freezer. Portanto, evita que a umidade se acumule e forme gelo nas paredes e prateleiras.

Quais as vantagens de uma geladeira Frost Free?

Geladeira Frost Free 342 Litros CRB39AK com Gavetão Hortifruti Consul
Geladeira Frost Free Consul Facilite

Como mencionamos, a geladeira Frost Free representa maior praticidade no dia a dia, já que não acumula gelo. Dessa maneira, não precisa ser descongelada e é mais fácil de limpar.

Além disso, ela apresenta outros benefícios, como a maior durabilidade. Isso acontece também porque não há formação de gelo em seu interior, evitando a formação de umidade.

A ausência do gelo proporciona ainda mais espaço interno para armazenar os alimentos. Sem falar na economia de energia, uma vez que o motor trabalha de forma mais eficiente, sem a sobrecarga gerada pela formação do gelo.

Saber sobre esse tipo de geladeira vai além, uma vez que essa tecnologia permite conservar melhor os alimentos. Afinal, sem gelo a umidade tem maior controle, mantendo bebidas e alimentos frescos por mais tempo, sem que fiquem ressecados.

Quais os tipos de geladeira Frost Free?

Agora é a hora de entender em quais modelos essa tecnologia pode aparecer. Aqui vão alguns exemplos que podem ser escolhidos de acordo com a sua necessidade:

  1. Geladeira Frost Free de uma porta: tem apenas uma porta. É ideal para quem tem pouco espaço na cozinha. Compacta e econômica vale a pena para quem não precisa armazenar muitos alimentos.
  2. Geladeira Frost Free de duas portas: essa é a opção mais comum. Conta com duas portas, uma para o refrigerador e outra para o freezer. Geralmente, é mais espaçosa que a de uma porta. Pode ser encontrada com diferentes capacidades.
  3. Side by Side: é um modelo grande e espaçoso, com duas portas lado a lado. Sendo uma para o refrigerador e outra para o freezer. É uma opção indicada para famílias grandes que precisam de muito espaço para armazenar alimentos e bebidas.
  4. French Door: esse modelo tem duas portas para o refrigerador na parte de cima, e uma para o freezer logo abaixo. Isso facilita o acesso aos alimentos e bebidas. É uma opção indicada para quem gosta de praticidade e organização.
  5. Geladeira Inverter Frost Free: esse tipo vem com um sistema de refrigeração que ajusta a velocidade do compressor conforme a necessidade. Dessa forma, seu consumo de energia é mais eficiente, além de ter menos ruído.
  6. Geladeira inteligente: há ainda modelos com recursos avançados, como tela touch, conectividade com a internet e possibilidade de controlar a temperatura remotamente pelo celular. São opções mais caras e indicadas para quem busca tecnologia avançada e praticidade.

Diferença entre geladeira Frost Free e Defrost

Basicamente, a geladeira Defrost é o modelo convencional, que precisa ser descongelado manualmente periodicamente.

Isso acontece porque a umidade presente no ar condensada no interior da geladeira pode congelar nas paredes, no teto e nas prateleiras, formando uma camada de gelo.

Para remover essa camada, é necessário desligar o aparelho, retirar os alimentos e esperar o gelo derreter completamente. Depois, é preciso retirar a água acumulada e limpar o interior da geladeira antes de ligá-la novamente.

Já a geladeira Frost Free tem uma tecnologia que evita a formação de gelo no interior. Isso é possível graças a um sistema de circulação de ar frio que impede que a umidade condensada no interior do aparelho se transforme em gelo. Com isso, a ela não precisa ser descongelada manualmente.

Além disso, a geladeira Frost Free oferece outras vantagens em relação à geladeira Defrost, como vimos anteriormente. Por outro lado, a geladeira Defrost pode ser mais barata e atender às necessidades básicas de quem busca um modelo mais simples e econômico.

Veja também: O que você precisa saber antes de comprar uma nova geladeira?

Como escolher a melhor geladeira Frost Free

Para não errar na escolha da sua geladeira, leve em consideração especificações como:

  • Capacidade: ou seja, o quanto cabe dentro da geladeira.
  • Dimensões: já que ela precisa caber na sua cozinha.
  • Marca: prefira aquelas confiáveis e reconhecidas no mercado.
  • Recursos adicionais: além do Frost Free, a geladeira pode ter dispenser de água e gelo, prateleiras retráteis, alarme de porta aberta, entre outros.
  • Consumo de energia: procure sempre pelo Selo Procel A, que indica aparelhos mais econômicos.
  • Preço: encontre uma geladeira Frost Free que caiba no seu bolso e não comprometa o orçamento familiar.

Dicas de como organizar a geladeira de forma prática

Se você quer ter uma cozinha dos sonhos, a organização também é um passo importante.

Entre as dicas de como organizar a sua geladeira de um jeito prático está o uso de potes. Eles são ótimos para separar alimentos, principalmente frutas, legumes e hortaliças.

Há modelos que ainda ajudam a conservar melhor. Sem falar naqueles que são específicos para ovos, frios, latas e por aí vai.

Use potes organizadores de todos os tamanhos, de acordo com os espaços disponíveis na geladeira. Aposte ainda em sacos a vácuo para colocar alimentos já abertos ou legumes cortados, por exemplo.

Assista ao vídeo que separamos para você com dicas de como organizar a geladeira de forma prática.

Geladeira Frost Free no Dia do Consumidor

Se um dos pontos a considerar na hora de comprar uma geladeira Frost Free é o preço, é bom ficar de olho nas promoções do Dia do Consumidor!

Na Le Biscuit, por exemplo, você vai encontrar geladeiras com desconto para aproveitar! Acesse o site da Le Biscuit e fique de olho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *