3 motivos para andar de bicicleta em 2023

O ciclismo é uma das atividades físicas mais completas para o corpo. Além de prazeroso, contribui para a saúde física e mental, impactando na qualidade de vida. Por esses motivos, separamos neste post 3 motivos para andar de bicicleta em 2023. Assim, você pode começar o ano com o pé direito, aumentando o bem-estar e melhorando sua saúde. Confira!

3 motivos para andar de bicicleta em 2023

Bicicleta Houston Aro 20 Trup Preta
Bicicleta Aro 20

Se você está em busca de uma atividade física para praticar, o ciclismo pode ser a melhor opção. Além de queimar calorias, a bike melhora os movimentos articulares, a respiração e ajuda a liberar hormônios importantes para o bem-estar. Veja os 3 principais motivos para andar de bicicleta em 2023.

1. Andar de bicicleta ajuda a liberar hormônios do prazer

Pedalar ajuda na liberação dos hormônios do prazer e felicidade, como a ocitocina, serotonina, dopamina e endorfina. Dessa forma, a prática regular do ciclismo permite a liberação dessas substâncias que contribuem para seu bem-estar, melhorando a saúde mental e emocional.

2. O ciclismo ajuda a fortalecer o coração

Andar de bicicleta também contribui para o fortalecimento do coração. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o ciclismo permite maior controle dos batimentos cardíacos com a variação na frequência do esforço. Assim, alterar trechos com ritmos mais rápido e mais lento, contribui para a adaptação do coração às diferentes exigências.

3. Pedalar desenvolve a capacidade respiratória

Outro dos 3 motivos para andar de bicicleta em 2023 é desenvolver a capacidade respiratória. Isso porque, andar de bike ajuda a melhorar o fôlego, estimulando o funcionamento dos pulmões a entregar mais oxigênio ao corpo. Esses benefícios podem ser percebidos no dia a dia, ao subir uma escada, correr atrás das crianças, realizar exercícios com maior facilidade, e mais.

Como escolher o tipo de bicicleta

Para não errar no momento de iniciar sua pedalada em 2023, é importante saber como escolher a bicicleta certa. O primeiro passo é definir seu objetivo de uso. A bicicleta será para passeios urbanos? Percursos em estrada de terra? Uso diário para ir ao trabalho? Para cada objetivo, é possível identificar um tipo de bike. Confira os principais modelos de bicicleta:

Bicicleta Houston Nina Aro 20 Rosa/Preta com Cesta
  • bicicleta dobrável;
  • bicicleta elétrica;
  • bicicleta infantil
Bicicleta Aro 12 Track Arco Íris Vermelho/Azul TK3
Bicicleta Infantil Aro 12

Após escolher o uso da sua bike, é hora de decidir o tamanho do quadro correto. A maioria dos fabricantes oferece tabelas de tamanhos que listam o tamanho do quadro baseando-se na altura.

Para o ajuste da bicicleta, os aspectos mais importantes são a altura de apoio, ou seja, a distância entre o corpo e o tubo superior ao montar a bicicleta, e o alcance (distância do assento ao guidão).

tabela mostra especificações de altura por quadro de bicicleta

Veja também: Como escolher uma bicicleta: seu guia definitivo

Bicicleta e acessórios de segurança

Fundamentais para garantir que a prática seja segura e livre de maiores problemas, os acessórios de segurança para bicicleta são essenciais, ajudando o ciclista a enfrentar situações adversas que possam surgir. Conheça os acessórios que não podem faltar:

  • Capacete – Fundamental para a segurança, prefira marcas testadas pelo INMETRO;
  • Luvas – As luvas preservam as mãos do contato intenso com as manoplas;
  • Meias – Um bom par de meias é muito útil, principalmente para longos pedais;
  • Luz de segurança – Se você vai andar de bicicleta ao entardecer e a noite, é necessário manter a luz de segurança na sua bike, alertando veículos, motociclistas e até mesmo pedestres;
  • Kit de ferramentas – Ao sair para pedalar, nunca se sabe quando será necessário apertar um parafuso, regular as peças ou mesmo remendar um pneu, por isso, investir em um kit de ferramentas é muito importante;
  • Suporte e garrafa de água – Uma garrafa térmica para manter sua água gelada durante o pedal é sempre bom. Por isso, não esqueça de colocar um sua bicicleta um suporte para transportar sua garrafa.

Agora você já conhece os 3 motivos para andar de bicicleta em 2023, como escolher o melhor modelo e os principais acessórios de segurança que não podem faltar. Só resta saber onde comprar uma bicicleta de qualidade e com o melhor preço, certo? Você pode fazer isso na Le Biscuit! Aproveite também para garantir seus equipamentos de segurança!

Confira os diferentes modelos de bicicleta que a Le Biscuit oferece para você e sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *