Mochila escolar com rodinha ou de costas?

As voltas às aulas já estão chegando e, nesse momento, muitos pais estão em busca dos materiais escolares. Com tantas opções, é normal surgirem dúvidas, como se vale mais a pena investir na mochila escolar com rodinha ou de costas.

A dúvida é muito pertinente, afinal, a mochila é indispensável na idade escolar, ajudando a carregar os materiais com mais facilidade.

Nesse momento, é preciso considerar vários pontos como a idade do seu filho, a quantidade de material que irá carregar, os locais por onde a criança irá passar e, claro, as preferências dela.

Ainda está muito complicado? Confira as dicas que a Le Biscuit separou e veja qual é melhor: mochila escolar com rodinha ou de costas.

Mochila escolar de rodinha

Mochila de rodinha Infantil Seanite Super Spider azul e vermelha
Mochila Infantil Seanite Super Spider 16”

A mochila de rodinhas costuma ser a escolha mais usada entre os pequenos. Especialmente porque é nessa época que eles costumam levar vários itens para a escola e o peso da mochila de alças pode prejudicar o desenvolvimento.

Afinal, é na infância que os músculos, articulações e ossos estão em formação. Portanto, carregar um peso extra nas costas pode aumentar o risco de lesões.

Porém, antes de escolher essa opção, sempre analise o caminho que a criança terá de percorrer. Por exemplo, se no caminho até a sala de aula existem muitas escadas, buracos ou outros empecilhos, essa mochila pode não ser muito indicada.

Alguns modelos permitem o uso duplo, ou seja, com rodinhas ou nas costas, para os locais em que o percurso não é tão simples, o que pode ser uma boa alternativa.

E não é porque a mochila não ficará nas costas que o excesso de peso está liberado. É muito importante ter parcimônia e apenas levar o material que será usado no dia.

Mochila escolar de costas

Mochila Infantil de costas Up Giovanna Aventureira Vermelha 16
Mochila Infantil Up Giovanna Aventureira Vermelha 16″

A mochila escolar de costas costuma ser a escolha preferida das crianças mais velhas e adolescentes. Nessa época, eles já têm um pouco mais de discernimento na hora de escolher os materiais que devem ser levados, distribuindo corretamente o peso.

Porém, a escolha da mochila deve ser feita com cuidado. Prefira as versões com alças mais largas e regulagem. E, claro, sempre regule corretamente para a altura do seu filho.

Dicas para escolher mochila escolar

Na hora de escolher a mochila escolar, alguns pontos são essenciais e você deve sempre considerar, como:

  • prefira as mochilas produzidas com materiais mais leves. Quando a mochila já estiver com os materiais ela precisa pesar, no máximo, 10% do peso da criança ou adolescente;
  • a mochila deve ser maior na altura do que na largura. Os modelos muito largos dificultam para que a criança mantenha a postura correta. Por isso, os livros e cadernos devem ser colocados de pé e os acessórios (como estojos) devem ser posicionados na frente, para não terem contato com o corpo;
  • prefira mochilas com alças largas e acolchoadas. Ela deve ser apoiada nos dois ombros e nunca ser usada em um ombro só ou carregada na frente;
  • as alças devem ser reguláveis para que a mochila fique junto às costas e o final dela fique na altura da linha da cintura;
  • a parte da mochila que se apoia às costas deve ter um reforço estrutural, acolchoado e resistente, protegendo o corpo da criança contra os objetos que estejam dentro da mochila, tornando mais confortável carregá-la.

Mochila escolar com rodinha ou de costas, qual escolher?

Mochila Infantil de rodinha e costas Clio Style Free Fire 16
Mochilete Infantil Clio Style Free Fire 16″

Ainda está em dúvidas entre a mochila escolar com rodinhas ou de costas? Ambos os modelos têm suas vantagens e indicações. Quando usadas corretamente, não trazem nenhum malefício às crianças.

Em geral, as mochilas de rodinhas são mais indicadas para os pequenos, por exemplo entre os 4 aos 11 anos. Nessa fase, as crianças são mais propensas aos problemas causados por uma mochila muito pesada e a de rodinhas é mais fácil de carregar.

A partir dos 12 anos, a mochila de costas já está liberada. Porém, é essencial escolher um modelo adequado e ter controle sobre o peso dos materiais levados.

Mesmo com essas dicas, algumas crianças podem sentir dores e desconfortos devido às mochilas. Se isso acontecer, fique de olho na postura e na quantidade de itens que a criança tem levado para a escola, buscando reduzi-los.

Onde comprar mochila escolar na promoção?

Na Le Biscuit, você encontra uma seção inteira dedicada às mochilas e materiais escolares volta às aulas 2023, com preços e condições imperdíveis. Acesse, confira as promoções da Le Biscuit e prepare seu filho para as voltas às aulas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *