Aprenda a fazer sua máscara caseira

Nos últimos dias, vimos que as autoridades de saúde flexibilizaram a posição para que pessoas saudáveis também usem máscaras como forma de se proteger do covid-19. Com novas informações sobre como o vírus é transmitido – potencialmente pelo ar e por pessoas sem sintomas -, há recomendação de que todos usem coberturas faciais não médicas em ambientes públicos.

Por isso, o Blog da Le traz, com a ajuda da nossa descobridora Paty Básica, duas maneiras para você aproveitar materiais que tem aí em sua casa e produzir a sua e a de quem mais precisar. E, como tudo que é feito com amor merece ser compartilhado, convidamos você a participar do nosso movimento #MáscarasQueCuidam para ser um multiplicador.

Confira o vídeo dos modelos para você aprender e fazer pra todo mundo!

Confira os vídeos:

Ou confira o passo a passo:

Máscara de Cami/TNT – Formato com dobras

Você vai precisar de:

Elástico chato trançado;
Fita viés algodão decorado 15mm;
Tecido TNT Mara Baby;
Linha e agulha.

Passo a passo:

– Corte o tecido em formato de retângulo (20 cm x 17 cm ou 20 cm x 20 cm);
– Faça de 2 a 3 dobras, de 1 a 2 cm cada. Dica: Vinque com um ferro de passar;
– Costure todas as bordas, sem esquecer de colocar um cordão ou elástico para prender a máscara no rosto.

Máscara de Tecido – Formato bico de Papagaio/Pato

Você vai precisar de:

– Elástico chato trançado;
– Uma camisa ou tecido de algodão;
– Linha e agulha.

Passo a passo:

– Corte o tecido de algodão no formato da imagem abaixo. Dica: Pode usar um filtro de papel para café como molde, nº 102
– Faça 4 cortes iguais do tecido, para termos 2 camadas de tecido, como é indicado.
– Costure primeiro as duas laterais maiores dos dois moldes e depois junte uma camada a outra e costure todas as bordas.
– Para finalizar, no lado menor coloque cordão ou elástico para prender a máscara no rosto.
– Para finalizar, no lado menor coloque cordão ou elástico para prender a máscara no rosto.

Molde do corte:

Dicas importantes:

– As máscaras feitas em casa podem ser de algodão (tipo aquela camiseta de malha que você não usa mais), cami/TNT, lenço, bandana ou outros tecidos (como tricoline), desde que higienizadas corretamente. Lembre-se que a máscara deve cobrir totalmente a boca e nariz e estar bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

– Não se esqueça de que alguns cuidados são super importantes, como vimos no vídeo: a máscara de malha precisa ter ao menos duas camadas de pano (dupla face); ela é individual, nada de compartilhar!

– Ao decidir usar uma máscara, saiba que é necessário algum tempo para se acostumar. Ela pode esquentar e ser desconfortável, além de embaçar seus óculos, caso use. No final, o esforço vai compensar, acredite.

Pronto! Você já sabe fazer a sua própria máscara! Use sempre que precisar sair de casa, nem que seja rapidinho, à padaria ou farmácia. Ah, e tenha sempre uma reserva, guardada sozinha em um saco plástico limpo. Também leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar! Cuide de você, cuide de todos!

COMO USAR

A gente sabe a importância do uso da máscara para proteção. Sabemos, também, que pode ser desconfortável no início. O que mantém a gente firme é que temos a certeza da recompensa que virá com mais esse sacrifício. Mas, preste atenção: usar uma máscara não é desculpa para ser complacente. Esse é um cuidado extra, que não exclui o isolamento social nem a higienização das mãos. Não crie uma sensação falsa de segurança.

Para colocar a máscara:

– Lave bem as mãos com água e sabão;
– Cubra bem o nariz e a boca com a máscara;
– Prenda a máscara atrás das orelhas (com elástico ou amarrando as tiras de tecidos);
– Ajuste sem tocar na parte da frente enquanto a coloca no rosto. Ela deve ser usada por duas horas no máximo.

Para remover a máscara:

– Lave bem as mãos com água e sabão;
– Não toque na parte da frente da máscara;
– Apenas solte os elásticos atrás das orelhas ou desfaça o a amarração das tiras de tecidos;
– Coloque a máscara para lavar;
– Lave novamente bem as mãos com água e sabão

Você não pode tocar a máscara (nem que seja para ajustá-la) enquanto estiver fora de casa. Mas se for um caso extremo, procure um local para lavar as mãos com água em sabão ou use o álcool gel (não saia de casa sem o álcool gel!). Lembre-se: as saídas devem ser mantidas apenas em casos essenciais, como idas ao médico ou ao supermercado.

COMO CUIDAR

Lembre-se de que essa é uma maneira de diminuir a disseminação do vírus por indivíduos assintomáticos ou pré-sintomáticos. Ou seja, ela não protege o usuário, já que não possui capacidade de filtragem.

A recomendação para usar esse tipo de máscara caseira é por, no máximo, duas horas. Então, se você sabe que vai passar mais tempo na rua, leve uma reserva e tenha uma sacola em mãos para guardar a suja.

Como lavar as máscaras?

– Quando você retornar à sua casa, deixe a máscara de molho em água sanitária ou água e sabão por 30 minutos.;
– Na sequência é só realizar o enxágue, deixar secando e passar o ferro quente;
– Ela deve ser guardada em um saco plástico limpo e descartada ao primeiro sinal de deterioração ou ter sua funcionalidade comprometida;
– As máscaras caseiras são individuais e devem ser lavadas pelo próprio usuário. Cada integrante da família deve ter a sua própria, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *