A mudança de estação e a chegada do calor acaba tornando o ar-condicionado um item indispensável em algumas regiões do país. No entanto, antes de comprar esse eletrodoméstico, é importante saber mais sobre a instalação de ar-condicionado.
Afinal, cada modelo exige diferentes equipamentos e cuidados que podem melhorar o conforto térmico, eficiência energética e prevenir problemas. Por isso, no conteúdo a seguir, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Confira!
Tipos de Ar-Condicionado:
Antes de entender melhor sobre a instalação de ar-condicionado, você precisa conhecer os diferentes modelos disponíveis no mercado. Assim, poderá escolher a melhor opção para o ambiente em que deseja instalá-lo.
Ar-condicionado de janela
Um dos modelos mais tradicionais do mercado, o ar-condicionado de janela é aquele que precisa de um tubo de escape na janela ou em uma parede. Desse modo, o aparelho pode pegar ar externo, resfriar e realizar a troca para o ambiente interno. Não é indicado para lugares silenciosos por ser um pouco barulhento.
Ar-condicionado Split
O ar-condicionado split é dividido em duas unidades: interna e externa. A unidade interna é instalada no interior do ambiente para ser refrigerada. Por sua vez, a externa é posicionado do lado de fora da construção.
Conectadas por tubulações, o aparelho permite a circulação de ar refrigerado e transferência de calor do ambiente interno para o externo. Por manter o compressor no ambiente externo, o modelo é considerado silencioso.
Ar-condicionado portátil
O aparelho portátil é uma excelente opção para espaços em que não é possível a instalação de ar-condicionado em teto, janela ou parede. Essa solução pode ser transportada de um local para outro, e é muito indicada para pequenos ambientes. Contudo, precisa ficar perto do ambiente externo para realizar a troca e refrigeração de ar de modo eficaz.
Veja também: 5 dicas para não passar calor no verão!
Ar-condicionado piso teto
O ar-condicionado piso teto é o mais indicado para espaços amplos. O modelo pode ser instalado tanto no teto quanto no piso do ambiente, e conta com maior refrigeração, sendo o favorito para comércios. Entretanto, por sua maior eficácia, também tem grande consumo de energia.
O que considerar antes de fazer a instalação de ar-condicionado:
Antes da instalação de ar-condicionado, é importante avaliar alguns pontos:
- altura adequada
- capacidade térmica
- estrutura necessária
- entre outros.
Por isso, separamos algumas dicas que merecem atenção sobre cada modelo.
Instalação de ar-condicionado de janela:
Antes de instalar o ar-condicionado de janela, você deve avaliar o tamanho do cômodo para determinar se a potência do aparelho é adequada. Além disso, o local de instalação, escolhendo o adequado para a unidade que garanta boa circulação de ar e evite obstruções.
As normas e manuais de instalação também devem ser consultados, garantindo que todos os passos sejam seguidos corretamente. Não esqueça ainda de verificar se a rede elétrica do local é compatível com a voltagem do ar-condicionado.
Instalação de ar-condicionado split:
Na instalação do ar-condicionado split você deve inicialmente consultar as normas e manuais de instalação para a condensadora e evaporadora. Em seguida, definir o local de instalação das unidades considerando a estrutura da casa e o espaço disponível.
Além disso, é importante verificar a parte elétrica para garantir que suporte o aparelho e calcular a capacidade térmica medindo a quantidade de BTUs adequada para o ambiente. Pela complexidade do modelo, é recomendável chamar um técnico especializado para realizar a instalação de forma segura.
Instalação de ar-condicionado portátil:
O ar-condicionado portátil é uma opção perfeita para espaços pequenos. Para sua instalação não é preciso muito. Apenas encontrar um espaço com acesso externo para o tubo exaustor. É possível realizar uma entrada na parede para instalar o duto, garantindo a troca de ar. Além disso, é indispensável ter uma tomada perto do acesso externo.
Instalação de ar-condicionado piso teto:
Por fim, antes de instalar o ar-condicionado piso teto, você deverá considerar a localização, escolhendo um local para a unidade condensadora, ou seja, parte exterior do aparelho. Esse ambiente deve ser arejado, longe de fontes de calor e com baixa incidência de sol.
Como em todos os outros modelos, é importante verificar a voltagem do aparelho, certificando-se que seja compatível com a rede elétrica. Do mesmo modo, avaliar a estrutura onde você deseja instalar o modelo, assegurando que o peso seja suportado e o espaço adequado.
Também é aconselhado que a instalação do ar-condicionado piso teto ocorra por meio de técnico especializado.
Ar-condicionado em oferta na Le biscuit!
Agora que você já conhece as diferentes opções e os tipos de instalação de ar-condicionado, já pode escolher o melhor modelo para sua casa ou negócio. Aproveite as ofertas na Le biscuit e compre seu aparelho com descontos incríveis e as melhores formas de pagamento!
Quer ter conforto e bem-estar durante o verão? Garanta seu ar-condicionado aqui!