8 dicas para você montar uma horta em casa

Para desfrutar de uma horta em casa, não é necessário ter um terreno ou quintal, nem ser um agricultor experiente. Basta decidir onde colocar a plantação para cuidar de tudo. E a gente vai te ajudar nisso!

Dependendo de onde você mora, é provável que sua casa seja menor do que você gostaria e você não tenha um gramado na frente ou um quintal para fazer sua própria horta, né? A boa notícia é que você não precisa de muito espaço para cultivar suas próprias ervas e vegetais – e isso pode ser extremamente terapêutico. Ah, claro, você também tem a garantia de produtos mais frescos e saborosos.

Por sinal, já assistiu ao nosso vídeo sobre como montar uma hortinha em casa? Olha só:

Agora, confira mais dicas para montar uma mini horta aí na sua cozinha. O resultado vai surpreender você!

Ah, confira nossa revista digital com produtos selecionados especialmente para a Primavera! Clique aqui e aproveite!

Estante Le Wood com 2 Prateleiras 36x21x47cm Madeira Cores Diversas – Item Sortido

1. Aproveite os espaços verticais

Certamente você tem um espaço vazio na sua cozinha onde pode montar uma espécie de jardim vertical. Se assim for, você tem muitas possibilidades de realizá-lo, obtendo um daqueles que se vendem preparado ou desenhando você mesmo com um pouco de criatividade.

Cachepo Cimento Le Sisal 14cm Terracota

2. Inclua uma mesa de cultivo para decorar

Se tem espaço livre na sua cozinha, deve saber que é possível uma hortinha sem luz solar, embora seja muito melhor se puder instalá-lo perto de um ponto onde haja luz natural suficiente (para poupar energia e fazer o processo de desenvolvimento mais rápido). Assim, terá a possibilidade de montar um pequeno jardim onde não há oportunidade sem ter que desistir de cultivar as suas próprias plantações por falta de local adequado.

Banco Metalnew Lyptus Madeira Natural 27cm

3. Improvise uma horta em sua janela ou bancada

Se você tem uma janela na cozinha, tem um excelente lugar para montar a horta, simplesmente adicionando uma prateleira como suporte logo abaixo ou nas laterais dela. Também pode aproveitar os espaços da bancada que recebem mais luz, ocupando menos lugares. Bastará plantar ervas aromáticas em pequenos vasos ou canteiros que darão um toque vegetal à sua cozinha, podendo também ser utilizados para temperar pratos requintados.

O ingrediente mais importante para o cultivo é a luz solar. Por isso, estude a luz do sol em sua casa. Observe qual quarto ou parede obtém o máximo e como ele se move desde a manhã até o pôr do sol. Sua horta não precisa necessariamente estar na cozinha, ok?

Cachepo Cimento Le Etnico 12cm Azul

4. Pense nos vasos

A grande vantagem do cultivo de vegetais é que não se trata apenas das plantas, mas também onde elas ficarão. Você pode cultivar as plantas em quase qualquer recipiente: garrafas velhas e embalagens tetra ou pode comprar potes bonitos de metal, cerâmica ou madeira. Escolha de acordo com seu interesse e, mais importante, de acordo com o espaço disponível.

Se você tem um terraço ou varanda, pode tentar jardinar metros quadrados em caixas de madeira quadradas. A sua imaginação irá percorrer um longo caminho para tornar o seu jardim interessante.

Conjunto Para Jardim Tramontina Plástico com 2 Pás e 1 Ancinho

5. Escolha com cuidado o que cultivar

O sol deve ser o seu guia quando se trata de escolher o que você cultiva. As ervas precisam de apenas 2 a 4 horas de luz solar direta e os vegetais precisam de pelo menos 4 a 6 horas de coisas boas. Tenha isso em mente, juntamente com sua preferência pessoal.

Talvez você queira hortelã fresca para fazer drinques ou manjericão para seu molho? Ou talvez feijão, berinjela e tomate para uma sopa ocasional? Alface e espinafre podem fornecer um fluxo constante de verduras para salada.

Escolha o que você gostaria de cultivar, mas, para começar, concentre-se em apenas um ou dois itens. Lembre-se de não colocar muitas sementes em um único vaso. Você ficará surpreso com o quão grande uma pequena semente pode se tornar quando começar a crescer.

Cachepo Cimento Le Etnico 12cm Terracota

6. Obtenha o solo certo

Atualmente, muitas casas estão vendendo uma mistura de envasamento pronta que é uma mistura de solo ou composto (fertilizante orgânico). Você pode, inclusive, comprar sacos prontos disso.

Lembre-se de não regar demais suas plantas. Mais plantas morrem devido ao excesso de água do que por qualquer outro motivo.

Avental de Cozinha Le New Grid Colorido

7. Observe sua comida crescer

Depois de plantar as sementes e mudas, olhe para suas plantas diariamente. Milagrosamente, eles começarão a brotar e darão produtos frescos e brilhantes!

Lembre-se de interagir com sua planta diariamente e deixe as maravilhas da natureza dominá-lo. Por ser uma casa pequena, é provável que você encontre e veja suas plantas todos os dias. Isso é muito bom. Você será capaz de descobrir se as folhas estão caindo, se o solo está ficando seco devido à falta de água, se há um ataque de inseto ou qualquer outro problema que precise ser resolvido. As pequenas casas têm as suas vantagens!

Banco Metalnew Lyptus Madeira Natural 47cm

8. Aproveite sua horta e continue aprendendo

Depois de começar a cultivar coisas, você entenderá o milagre da natureza. Além de perceber o quão pouco sabemos sobre nossa alimentação diária. Aproveite e encontre um novo desafio todos os dias. E em breve você se tornará a fonte de sementes e mudas, ajudando outras pessoas que prezam por alimentos saudáveis.

Quadro com Espelho Le Solar Tribal com Corda 15x20cm

Para tudo isso, conte com a Le. Aqui tem um mundo de itens que vão te ajudar a montar uma horta em casa. Aproveite a primavera e floresça com mais saúde! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *