Conheça inventoras que mudaram o mundo! #ElaQuemFez

Março, além de conter o Dia Internacional da Mulher, também marca o Mês da História da Mulher. Nesse período, comemoram-se, mundialmente, os destaques e as contribuições delas em eventos da história e da sociedade contemporânea, sejam conquistas econômicas, culturais ou políticas.

Essa discussão sobre como fazer uma diferença não pode deixar de existir. Nunca! A maioria das mulheres simplesmente não tem tempo para dedicar um enorme esforço e energia a essa causa. O motivo? Muitas têm outras obrigações, como trabalhar, cuidar da família além de responsabilidades adicionais. Então, o que fazer para ter coragem de mudar? Buscar inspiração!!

Assim, como parte das homenagens ao Dia da Mulher, o Blog da Le celebra a campanha e, além de incentivar o fortalecimento feminino, apresenta algumas personagens que transformaram a sociedade, inventando produtos que revolucionaram o mundo.

Confira!

1 – Lyda Neweman: “descobridora” da moderna escova de cabelos

Foto: http://www.inventricity.com/lyda-newman-inventor

Ainda que não se saiba muito sobre a vida particular de Lyda Neweman, essa inventora afro-americana patenteou uma nova e aprimorada escova de cabelo, em 1898. Cabeleireira de profissão, ela projetou uma escova que era fácil de manter limpa, durável, simples de fabricar e que fornecia ventilação durante a escovação por ter câmaras de ar embutidas. Seu design incluía vários recursos, como fileiras de cerdas espaçadas de maneira uniforme, com aberturas para guiar os detritos dos cabelos a um compartimento embutido. Tinha, também, uma parte traseira que podia ser aberta com o toque de um botão para limpar o próprio compartimento. Além de ser inventora, ela era ativista dos direitos das mulheres, lutando pelo direito legal de votar.

Escova para Cabelo Bonitta Raquete Unicórnio
Escova para Cabelo Bonitta Pop Color Oval

2 – Bette Nesmith Graham: “descobridora” do corretivo líquido

Foto: https://itex.com.my/04-bette-nesmith-graham/

Como muitas mulheres em 1950, Bette Nesmith Graham ganhava a vida como secretária. Mas entre suas habilidades de digitação, seu chefe crítico e o fato de ter que sustentar um filho, ela precisava encontrar uma maneira de se manter no emprego. Como resultado, inventou o corretivo líquido, que se tornou um negócio que gerou milhões. A ideia surgiu enquanto ela digitava algo errado na máquina de escrever e não conseguia consertar. Com base em sua formação artística, Graham criou uma solução: apagar usando tinta de secagem rápida e um pincel. Ela vendeu, secretamente, o fluido para outras secretárias e, posteriormente, para atacadistas. Em uma década, abriu uma fábrica e chegou a produzir 25 milhões de garrafas do produto por ano.

Corretivo Líquido Mercur Base de Água Branco 18ml
Caneta Corretiva Shake’n Squeeze Branco 8ml

3 – Josephine Cochrane: “descobridora” da máquina de lavar louça

Foto: https://amazing.zone/josephine-cochrane-invented-whirlpool-dishwasher

Ter o inventor do barco a vapor como avô pode ter impactado positivamente na curiosidade de Josephine Cochrane para criar coisas. Mostrando sinais iniciais de sua independência e confiança, ela pegou o nome do marido, mas o escreveu com um “e” no final – para grande aborrecimento de seus sogros. Contam que, depois de um jantar, uma criada quebrou uma porcelana, o que incomodou tanto Josephine que ela se recusou a deixar que os criados cuidassem da louça. No entanto, lavar a louça pessoalmente à mão não era algo que ela queria fazer. Josephine se questionou sobre não haver uma máquina que pudesse fazer isso por ela. Então, logo compilou os detalhes básicos de sua invenção: a primeira patente na máquina de lavar louça foi registrada em 1886.

Aparelho de Jantar Oxford Donna Floral Rosa com 20 Peças
Aparelho de Jantar Oxford Donna Vilarejo com 20 Peças

4 – Marion Donovan: “descobridora” da fralda descartável

Foto: https://www.invent.org/inductees/marion-donovan

Marion Donovan era uma dona de casa que precisou trocar muitas fraldas sujas. Ela ajudou a liderar uma revolução industrial e doméstica inventando um produto descartável. Com fraldas de pano servindo mais como mecha do que esponja, Donovan começou a procurar uma maneira de manter a umidade sem precisar trocar de fralda. Um dia, ela estava no banheiro quando a cortina do chuveiro chamou sua atenção e, assim, ela inventou uma capa de fralda reutilizável. Em seguida fez outro grande avanço: substituiu os alfinetes de segurança por encaixes de plástico. Anos depois atualizou o produto e criou fraldas com papel absorvente descartável, as mesmas que conhecemos hoje.

Fralda Descartável Babysec Tamanho G com 24 Unidades

5 – Elizabeth Magie: “descobridora” do jogo Monopoly

Foto: https://pt.findagrave.com/memorial/100848078/lizzie-magie

Apesar de a história contada seja que um homem desempregado tenha criado o jogo Monopoly, as suas origens começam décadas antes com uma mulher ousada e progressista chamada Elizabeth Magie. Diferente da maioria das mulheres de sua época, ela se sustentou sozinha e não se casou até os 44 anos. Além de trabalhar como estenógrafa e secretária, escreveu poesia e contos, e era atriz. Magie passava o tempo livre criando um jogo de tabuleiro que era uma expressão de suas crenças políticas fortemente defendidas: combater o monopólio que comandava a economia da época. Ela entrou com uma ação judicial pelo jogo em 1903, mais de três décadas antes de começarem a fabricá-lo.

Jogo Monopoly Novos Tokens Hasbro
Jogo Cara a Cara Estrela

6 – Florence Parpart: “descobridora” da geladeira elétrica

Foto: http://relemech.blogspot.com/2016/02/florence-parpart-modern-refrigerator.html

Pouco se sabe sobre Florence Parpart: ela foi listada como dona de casa pela maior parte de sua vida. Mas como é o caso de muitas das primeiras inventoras do sexo feminino, fontes locais pintam um quadro completamente diferente. Embora a primeira patente de vassoura de rua tenha sido concedida para Eureka Frazer Brown, em 1879, Parpart melhorou o produto e seu processo de fabricação para uso generalizado. Já em 1914, ganhou uma segunda patente para a geladeira, modernizando os circuitos elétricos. Também participou de várias feiras, desenvolveu suas próprias campanhas publicitárias e administrou as operações de produção, sendo uma verdadeira empresária e inventora talentosa.

Conjunto de Potes para Mantimentos Invicta Metalizado Rosé com 3 Peças
Conjunto de Potes para Mantimentos Invicta Metalizado Onix com 3 Peças
Conjunto de Potes de Vidro Le com Tampa com 3 Peças

Faça o mesmo. Inspire-se! Aproveite que todos os olhares estão voltados para você e lute pelos seus sonhos! Renove-se! O caminho é longo, mas a ideia surge e a recompensa vem. Seja você uma descobridora e conte sempre com a Le!

Ah, aqui na Le você encontra alguns desses produtos planejados por essas formidáveis mulheres, outros inspirados nas criações e, até mesmo, acessórios para serem usados nesses inventos ! Tá esperando o quê? Passe na loja mais perto de você e conheça melhor esses projetos. Você vai se surpreender! Baixe o app Minha Le para cupons de descontos e siga nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *