BULLET JOURNAL – dicas para criar o seu

O ano já começou e tem muita coisa para organizar, novas metas, desejos, viagens e todos os compromissos. Para ajudar nessa tarefa, resolvemos dar umas dicas de como montar um Bullet Journal ou BuJo, já ouviu falar?

O que é um Bullet Journal?

O método foi criado por Ryder Caroll na tentativa de organizar e tornar a administração das tarefas um momento mais prazeroso e eficiente. Consiste em personalizar as páginas de um caderno para organizar sua rotina e acompanhar seus hábitos, deixando a tarefa mais divertida. O mais interessante é que permite que faça a personalização completa para que esteja de acordo com as necessidades de cada um. Vamos conferir como montar um?

Como fazer um Bullet Journal?

1. Entenda suas necessidades

Normalmente, quem busca o método do Bullet Journal não se satisfaz com agendas comuns ou gosta de personalizar o espaço que precisa para escrever; para isso, adiciona outras categorias dentro do planejamento mensal como hobbies ou lembretes importantes.

Organizando dessa forma conseguimos planejar como vamos dividir o BuJo e colocar a criatividade em prática.

2. Escolha do caderno

São muitas opções e tudo vai depender das suas preferências e objetivos.

bullet journal

Caderno s/ pauta Soho | Tilibra | Ref: 220003445
Marcador Boss Pastel c/4 | STABILO | Ref: 528200

  • Tamanho

O tamanho ideal recomendado é no formato A5, mas tudo no BuJo é de livre escolha e adaptável as suas necessidades.

  • Modelo

Espiral, brochura ou fichário. Cada um desses modelos tem suas vantagens: o espiral para aqueles que procuram praticidade, brochura traz um aspecto vintage e elegante. Já o fichário é adaptável as suas necessidades e permite que você faça e refaça seus planos dentro do BuJo.

  • Gramatura do papel

As folhas com maior gramatura evitam a transferência da tinta para a outra página, ideal para quem gosta de escrever com canetas mais fortes ou utilizar marcadores de texto com a pigmentação mais intensa.

  • Folha

Podem ser pautadas, sem pauta, pontilhadas ou com quadradinhos. Para aqueles que desejam desenhar a página e nem sempre tem aquela ajuda da coordenação motora, os cadernos com folhas pontilhadas ou com quadradinhos são os mais indicados, pois ajudam na hora de desenhar os layouts.

3. Crie suas legendas

Definindo quais são as suas legendas fica mais rápido e prático consultar seus compromissos do dia e se programar para o dia seguinte. Use sua criatividade! Podem ser símbolos ou cores para dinamizar sua rotina.

4. Logs

Os Logs são as seções que dividem o Bullet e mantém o caderno classificado por categoria.

  • Índice

Como acontece nos livros, no índice estão todas as seções que contém no Bullet. Ele vai ser seu guia para conseguir visualizar e encontrar o conteúdo do seu BuJo. Caso não queira numerar todas as páginas, como fazemos com o índice tradicional, outras estratégias podem ser utilizadas, como os marcadores de página, um de cada cor, para definir onde começa e acaba cada parte.

  • Log Futuro

É onde vão estar registrados todos os seus compromissos futuros, podendo ser utilizado qualquer formato que mais agradar: mensal, em quadradinhos ou uma lista separada para cada mês.

  • Log Semanal ou Diário

Esse espaço serve para anotar os compromissos, podendo escolher o tipo de versão que se deseja, diária ou semanal. A versão semanal consegue dar um panorama mais amplo dos compromissos, facilitando na hora de se organizar.

  • Coleções

Esse é o espaço para criar acompanhar aquele projeto que escolheu para 2020 ou para te motivar a criar hábitos específicos e avaliar a sua evolução. Por exemplo, você pode acompanhar a quantidade de água que está bebendo, livros que está lendo ou filmes que deseja ver. Além disso, tem os acompanhamentos de humor, gastos e motivos que tem para agradecer. Legal, né? O Bullet pode te ajudar a adquirir hábitos mais saudáveis.

  • Brain Dump

Com o seu BuJo todo organizado e bonito não dá para ficar anotando coisas que não se encaixam em nenhuma coleção, né? Por isso é importante ter um espaço para fazer aquela anotação aleatória ou colocar aqueles insights.

  • Layout

Agora é usar a criatividade e escolher o modelo que mais atende as suas expectativas. Pode manter uma agenda com as pontuações dos seus compromissos ou ter um espaço maior para descrever suas atividades: tudo isso tem que ser pensado para melhor atender a sua rotina.

Pronto! Tá na hora de começar o seu e abusar das canetas coloridas, marcadores, post-its e adesivos. Vem na Le conferir nossas opções para deixar esse momento ainda mais divertido e prazeroso! Baixe o aplicativo Minha Le para garantir descontos especiais nas suas compras! Ah, confira as dicas incríveis para fazer o seu Bullet lá no Canal da Le!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *